Um levantamento publicado pelo jornal Folha de S. Paulo nesse domingo (10) mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) já tem palanque definido em 21 estados brasileiros, contra 20 (19 estados e o Distrito Federal) do ex-presidente Lula (PT).
Segundo a matéria, dos 21 palanques de Bolsonaro, cinco estados contam com palanque duplo e em Santa Catarina existe um palanque triplo. Ainda, o atual presidente atua na articulação para unificar cinco estados e também o Distrito Federal. Entre os estados ainda não fechados com Bolsonaro estão o Paraná, Minas Gerais e o Ceará.
Já dos 20 palanques de Lula, quatro estados hoje contam com palanque duplo, sendo a Paraíba um deles. Ainda segundo a Folha, a Paraíba é o principal impasse que o petista enfrenta no Nordeste. Lula pretende finalizar negociações no Pará, Amazonas e Mato Grosso.
Além da Paraíba, a reportagem cita o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Acre como estados em que o petista precisa unificar o palanque com o PSB. Como já se sabe, no nosso estado, tanto a pré-candidatura de reeleição de João Azevêdo (PSB) como a do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) apoiam Lula. O ex-presidente, no entanto, já afirmou publicamente que caminhará ao lado de Veneziano, que conta com apoio do PT estadual. Vené e o PT clamam por um palanque único no Estado.
Porém, a Folha prevê que a Paraíba seguirá com palanque duplo até as eleições. “A Paraíba é o principal impasse a ser resolvido entre estados do Nordeste e caminha para um palanque duplo para Lula”, diz trecho da matéria.