Ícone do site Blog Gutemberg Cardoso

Bolsonaro segue internado em Brasília após mal-estar; exames apontam anemia e alteração renal

Foto: Mateus Bonomi/AGIF - Agência de Fotografia/Estadão Conteúdo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado no Hospital DF Star, em Brasília, após apresentar um quadro de queda de pressão, vômitos e crise de soluços na tarde da última terça-feira (16). A internação foi confirmada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro nesta quarta-feira (17), por meio das redes sociais.

De acordo com a publicação, Bolsonaro deu entrada na unidade de saúde por volta das 16h10, acompanhado por forte esquema de segurança, incluindo três viaturas da Polícia Penal e um helicóptero. Ele chegou desidratado, com taquicardia e pressão arterial baixa, caracterizando um quadro de pré-síncope — mal-estar que antecede a perda de consciência.

Exames laboratoriais e de imagem apontaram persistência de anemia e alteração na função renal, com elevação da creatinina, indicador da capacidade de filtragem dos rins. Para investigar episódios recorrentes de tontura, o ex-presidente passou por uma ressonância magnética do crânio, que não revelou alterações agudas.

Segundo boletim médico, houve melhora parcial após a administração de medicamentos e hidratação intravenosa, mas ainda não há previsão de alta. Bolsonaro segue em observação e será reavaliado ao longo do dia para definição da permanência hospitalar.

Desde 4 de agosto, o ex-presidente cumpre prisão domiciliar. Mesmo nesse regime, seus deslocamentos continuam cercados de forte aparato de segurança. No caso da internação, ele entrou no hospital pela garagem, evitando movimentação na entrada principal.

Sair da versão mobile