Blog Gutemberg Cardoso

Câmara de João Pessoa aprova revogação de honraria dada ao pediatra Fernando Cunha lima

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, nesta terça-feira (10), o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) de autoria do vereador Bruno Farias (Avante), que revoga a Comenda Ronaldo Cunha Lima concedida ao médico Fernando Paredes Cunha Lima. A proposta foi aprovada em plenário e prevê a anulação da honraria concedida em 2015, por meio do Decreto Legislativo nº 998.

O texto do projeto justifica a revogação afirmando que “não mais existe motivos para a manutenção da honraria outrora concedida por esta Casa Legislativa”. A decisão ocorre em meio às denúncias de abuso sexual contra Fernando Paredes, que enfrenta processos judiciais e cuja conduta gerou forte repercussão pública.

A Comenda Ronaldo Cunha Lima é uma das maiores homenagens concedidas pela CMJP, destinada a personalidades que contribuem para o desenvolvimento e prestígio de João Pessoa. Com a aprovação do PLD, a Câmara deixa claro que a manutenção da honraria seria incompatível com os valores defendidos pela Casa Legislativa.

projeto, aprovado por unanimidade, reforça o compromisso da Câmara com a ética e a responsabilidade social, revogando a homenagem em um momento de amplo debate público sobre o caso.