Em sua rede social, a cartunista Laerte Coutinho, postou uma charge com ursos e relembrou de sua passagem pela capital paraibana em 1971. Um usuário da rede explicou à artista que os ursos chamam-se Ala Ursas.:
No post, Laerte relembra das pessoas vestidas de urso com batucadas e compara com o halloween.
“Estive em João Pessoa em 71, acho que era janeiro. Lembro que tinha uma festa na cidade, com a brincadeira do Urso. Bandos percorriam as casas, tocando música em torno de um deles, que se fantasiava de urso e dançava. Pediam sei lá, quitutes, bebida, uns trocos, todo mundo recebia na frente de casa, apreciava um pouco e dava uns mimos. Parecia uma coisa vinda da Europa, mas era totalmente paraibana, músicos do pedaço, as fantasias variando desde as mais elaboradas até as que se reduziam a uma máscara de papelão feia na hora por alguém não muito sóbrio. Alguém já ouviu falar dessa festa do Urso? Hoje vieram umas crianças vestidas de bruxa, caveira, pediram doces, eu dei. Lembrei dos ursos de João Pessoa.” Disse Laerte na rede social.
O seguidor Bruno Catunda explicou à cartunista os detalhes dos defiles de Ala Ursa.
“É La Ursa. Muito tradicional no carnaval em Recife e João Pessoa. Principalmente nos bairros mais periféricos e praias. Um fantasiado de urso e outros cantando ‘a la ursa quer dinheiro, quem não dá é pirangueiro.’ Se der, gritam: é gente boa! Se não der: é pirangueiro.”