“CASCAS, MADEIRA E PEDRAS” Governo recolherá cafés de 14 marcas com impurezas e impróprias para consumo: VEJA A LISTA COMPLETA

Fiscalização encontrou impurezas ou elementos estranhos no produto

Catorze marcas de café torrado estão listados como impróprios para consumo. Os produtos foram desclassificadas após a constatação de matérias estranhas, impurezas ou elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação vigente. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na última sexta-feira (28/6).

Os produtos considerados impróprios para consumo deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis. O alerta faz parte dos desdobramentos da Operação Valoriza, que contou com ações de fiscalização em todo o país entre os dias 18 e 28 de março. Neste período foram coletadas 168 amostras de café.

O Ministério da Agricultura e Pecuária orienta que os consumidores que tenham comprado os produtos não os consumam e podem solicitar a substituição nos moldes determinados pelo Código de Defesa do Consumidor.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou as imagens de algumas impurezas encontradas em 14 marcas e lotes de café torrado. Na última sexta-feira (28), a pasta divulgou a lista dos produtos classificados como impróprios para consumo, após serem verificadas matérias estranhas e impurezas acima dos limites permitidos pela legislação vigente, a Portaria nº 570.

Segundo o Mapa, os cafés recolhidos são torrados e moídos. Por isso, as impurezas são microscópicas, sendo identificadas apenas em laboratório. Em uma imagem enviada pelo órgão regulador, é possível ver as impurezas e matérias estranhas em uma das amostras analisadas, como casca de café, pau, milho e coco de açaí, por exemplo.

“O café comum de má qualidade passa por uma torra severa para esconder os defeitos. Ele pode conter grãos verdes, brocados, pedras, paus, cascas de café e até pequenos insetos triturados. O resultado é que acaba se tornando um alimento pirogênico com elementos tóxicos como o carvão, o que não é bom para a saúde”, disse Sérgio.

Já o café especial tem frutos cuidadosamente selecionados, maduros e exige uma criteriosa secagem. Portanto, a dica mais importante é: “Fuja dos cafés de pó muito escuros e baratos”.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  18 de julho de 2024 DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo 17 de julho de 2024 DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde 16 de julho de 2024 DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de ‘rachadinha’ estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça 11 de julho de 2024 DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de 'rachadinha' estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça

Está no Hype

Go to Top