CAVALO DE TRÓIA? O Ministro Juscelino Filho e o presente de grego que o Governo Lula continua subestimando; Por Alana Yaponirah

O indiciamento do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, por corrupção e outras acusações, traz novos desafios para o governo do presidente Lula. Enquanto o União Brasil defende o ministro, alegando perseguição política, as repercussões políticas e públicas do caso são significativas.

Na manhã desta quinta-feira (13), uma análise publicada na coluna do jornalista Luiz Carlos Azedo do Correio Braziliense trouxe à tona uma série de questões delicadas envolvendo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o governo do presidente Lula.

Indiciamento e Acusações Juscelino Filho, membro do União Brasil e atual ministro das Comunicações, foi recentemente indiciado pela Polícia Federal por alegações de corrupção passiva, fraude em licitações e organização criminosa. Essas acusações surgem em um momento difícil para o governo, que já enfrenta suspeitas de fraude em um leilão de arroz.

Trajetória e Denúncias Com uma carreira política que começou em 2014 como deputado federal, Juscelino Filho é acusado de desviar emendas parlamentares para o município de Vitorino Freire (MA), onde sua irmã é prefeita. A Controladoria-Geral da União aponta que grande parte dos recursos beneficiou diretamente o ministro e seus parentes. O União Brasil defende Juscelino, alegando perseguição política e enfatizando o direito à presunção de inocência. O próprio ministro nega as acusações, afirmando que sua gestão no ministério é pautada pela transparência e ética.

O Indiciamento de Juscelino Filho e o Equilíbrio do Poder

O indiciamento de Juscelino, não é um evento isolado, a acusação de corrupção passiva, fraude em licitações e organização criminosa contra um ministro em exercício tem o potencial de desestabilizar o governo que já trabalha para conter vazamentos no barco do seu Governo. Parecem furos de várias partes do casco, e Lula e seus Ministros não estão demonstrando tanto traquejo e nem ter tempo hábil para lidar com fogo cruzado.

Alianças e Desafios Juscelino Filho é uma figura central no União Brasil, um partido que desempenha um papel crucial na sustentação do governo Lula. Sua nomeação como ministro foi parte de um acordo político. O jornalista Luiz Carlos Azedo, relembrou muito bem, o verdadeiro “Cavalo de Tróia” que Juscelino está representando para seu governo que já tem problemas e várias frentes.

“Desde quando foi indicado ministro, diversas denúncias contra Juscelino foram ignoradas por Lula, que ainda não se manifestou sobre mais este caso. Supostamente, o ministro já foi acusado de esconder do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um patrimônio de R$ 2 milhões em cavalos de raça; de apresentar à Justiça Eleitoral, na campanha de 2022, dados falsos sobre viagens de helicóptero; de usar um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) e diárias para ir a leilão de cavalos de raça; de empregar um piloto particular de aeronaves e o gerente do haras da família como funcionários da Câmara, no gabinete de seu suplente, Dr. Benjamim (União-MA) — ambos foram demitidos. Outras não conformidades também comprometem a imagem do ministro: ceder seu gabinete no ministério para o sogro despachar; utilizar fotógrafo oficial em eventos privados; favorecer aliado na distribuição de retransmissora de tevê; e beneficiar prefeituras comandadas por sua irmã e um primo com doação de computadores, via programa do ministério. Em todas essas denúncias, o parlamentar se justificou, adotou medidas saneadoras ou simplesmente deixou o assunto sair do noticiário.” Relembrou o jornalista.

Consequências Políticas O indiciamento coloca o presidente Lula em uma posição delicada, tendo que equilibrar as relações com o União Brasil e a pressão da opinião pública. As denúncias contra Juscelino Filho reacendem memórias de escândalos anteriores, como o mensalão e o petrolão, e levantam questões sobre a integridade do governo atual.

Lula parece ter dado pouca importância a um vespeiro que seu governo teria mexido. As coalisões amplas que o levaram ao Palácio do Planalto, trazem à tona, que o jogo político que Lula joga hoje, parece não ter mais o efeito dos governos Lula 1 e 2. Fato esse ficou claro que o Ministro Haddad sofre de fogo amigo dentro dos quadros do próprio PT, e os petistas da velha guarda reclamam de não conseguirem se aproximar de Lula.

Para arrematar todo esse muído, vale lembrar também que de todas as “raposas” que existem no congresso, Lula, foi o único presidente no país a conseguir 3 mandatos, e já demonstrou ( para o bem  e para o mal) que consegue reunir, e até mesmo arrebanhar, apoios nos lugares mais improváveis, como dizemos aqui na Paraíba, ele pode até criar cobrar para ser mordido, sabemos que os desafios são enormes mas Lula nunca teve perfil de fugir, se esconder, o Lulinha Paz e amor ficou no passado, resta saber que nova versão de Lula virá depois de todos os golpes (da vida e de estado inclusive) sofridos e da sua vitória nas urnas. O Bolsonarismo provou que tem raízes e tentáculos da extrema direita que cresce não só no Brasil, mas também pela Europa.

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de ‘rachadinha’ estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça 11 de julho de 2024 DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de 'rachadinha' estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça Republicanos vai apoiar Jhony se o PSB fechar com Nilvan; Lucena já tem chapas definidas; e candidatura do PT em Santa Rita está mantida 10 de julho de 2024 Republicanos vai apoiar Jhony se o PSB fechar com Nilvan; Lucena já tem chapas definidas; e candidatura do PT em Santa Rita está mantida DESTAQUES: Eva Gouveia não vota em Rosália; Republicanos desiste de Romero; e Cabo Gilberto aparece ao lado Milei e Bolsonaro 9 de julho de 2024 DESTAQUES: Eva Gouveia não vota em Rosália; Republicanos desiste de Romero; e Cabo Gilberto aparece ao lado Milei e Bolsonaro DESTAQUES: Pesquisa de Santa Rita aponta para mudança de candidato; Corrinha Delfino alega que foi vítima de golpe; e Queiroga opina sobre candidatos indo em bairros controlados por traficantes 8 de julho de 2024 DESTAQUES: Pesquisa de Santa Rita aponta para mudança de candidato; Corrinha Delfino alega que foi vítima de golpe; e Queiroga opina sobre candidatos indo em bairros controlados por traficantes

Está no Hype

Go to Top