O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), confirmou neste fim de semana, durante agenda política em Jacaraú, um entendimento com o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), para apoio mútuo nas eleições de 2026. O acordo prevê que aquele que estiver melhor posicionado nas pesquisas eleitorais será o candidato ao Governo do Estado e contará com o apoio do outro.
“Em muitos casos, a história já mostrou que a pesquisa é um dos critérios na escolha de um candidato. No nosso caso, quem estiver melhor recebe o apoio do outro. Isso foi conversado com clareza entre mim e Adriano”, afirmou Cícero, em entrevista ao jornalista Chico Soares, do Blog do Chico Soares.
A declaração contrasta com o posicionamento do governador João Azevêdo (PSB), que defende uma avaliação mais ampla para a escolha do nome do grupo. Segundo o governador, as pesquisas não devem ser o único critério. Ele lembrou que, em 2018, começou a campanha com apenas 2% nas intenções de voto e, mesmo assim, foi eleito.
Nos bastidores, a aliança entre Cícero e Galdino é vista como um movimento estratégico para enfraquecer uma possível candidatura do atual vice-governador Lucas Ribeiro (PP). Avaliações internas apontam que o governador deve disputar uma vaga no Senado e, com isso, tende a apoiar a candidatura de Lucas à sua sucessão.