CIDADES NOTA 10: confira o ranking das 20 cidades paraibanas que são excelência em gestão de Educação

Dando continuidade a série de matérias, onde vamos mostrar aos nossos leitores a classificação dos municípios paraibanos no Índice de Gestão Municipal, que são são classificadas, avaliadas e analisadas pelo Instituto Áquila, hoje, vamos trazer o ranking dos 20 municípios que são excelência em gestão de educação.

Os dados foram colhidos na última quinta-feira (28), e permitem identificar o nível de desenvolvimento humano do local na circunstância temporal de realização da pesquisa. É importante deixar claro que os dados são atualizados em tempo real, podendo haver modificações a qualquer momento.

Na matéria anterior, trouxemos o ranking das 20 cidades excelentes em gestão de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Os números destes levantamentos feitos pelo Instituto Áquila permitem identificar o nível de desenvolvimento humano do local na circunstância temporal de realização da pesquisa. De acordo com o instituto, as Cidades Excelentes são aquelas que proporcionam uma melhor qualidade de vida para os seus cidadãos. Uma cidade excelente deve estar em equilíbrio para promover serviços eficientes à sua população. E para traduzir em um único número o indicador que mede o nível de excelência de um município, foi criado o IGMA.

A plataforma foi criada com um olhar municipal. Assim, o Aquila busca engajar a população e os gestores municipais na busca pela melhoria do serviço público e o consequente ganho de qualidade de vida da população. Com essas informações, é possível ao gestor público aprofundar e estratificar as análises dos indicadores que sustentam cada pilar do município, identificando assim quais são as restrições e onde ele deve atuar para promover excelência.

Além disso, o grupo Bandeirantes criou o Prêmio “Band Cidades Inteligentes”, em parceria com o Instituto Aquila, com o objetivo de premiar as cidades que obtêm os melhores resultados a partir da avaliação realizada pelo IGMA. Os indicadores foram construídos a partir de 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Na matéria de hoje, vamos apresentar aos leitores as 20 cidades paraibanas com o melhor desenvolvimento em gestão de Educação, onde são analisados os seguintes fatores:

Indicadores de Governança Monitorados:

Educação
Analfabetismo 15 anos ou mais (%) – ⇩
Expectativa de anos de estudo (Anos) – ⇧
Taxa de abandono anos finais Ensino Fundamental (%) – ⇩
Taxa de abandono anos iniciais Ensino Fundamental (%) – ⇩
Gasto com educação por aluno por ponto do IDEB (R$) – ⇩
Resultado IDEB Anos Finais Ensino Fundamental (Nota) – ⇧
Resultado IDEB Anos Iniciais Ensino Fundamental (Nota) – ⇧
Distorção Idade-Série Ensino Fundamental (%) – ⇩
Acesso à educação infantil (%) – ⇧
Aplicação do mínimo constitucional em Educação (Sim=1 ou Não=0) – ⇧
Aplicação mínima do FUNDEB (Sim=1 ou Não=0) – ⇧
Aplicação mínima do FUNDEB Magistério (Sim=1 ou Não=0) – ⇧

Confira o ranking com a porcentagem das 20 cidades excelentes em Educação, da Paraíba de acordo com os dados do dia 18 de julho.

 

MUNICÍPIO POSIÇÃO EDUCAÇÃO
Várzea 1 79,21
Gurjão 2 76,51
São Francisco 3 75,56
Santa Teresinha 4 73,64
Vieirópolis 5 72,39
Umbuzeiro 6 72,21
São João do Cariri 7 72,09
Monteiro 8 71,21
Coxixola 9 71,20
Princesa Isabel 10 70,79
Congo 11 70,68
Dona Inês 12 70,68
Sumé 13 70,56
Água Branca 14 70,43
Zabelê 15 70,04
Poço de José de Moura 16 69,78
Santa Helena 17 69,57
São João do Rio do Peixe 18 68
Barra de São Miguel 19 67,84
Pedra Branca 20 67,79

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Marcelo Queiroga e Jhony Bezerra saem na frente ao receberem mais apoio na primeira semana – Por Gutemberg Cardoso 12 de outubro de 2024 Marcelo Queiroga e Jhony Bezerra saem na frente ao receberem mais apoio na primeira semana - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Confira a história de 3 prefeitos da PB: um vaqueiro, uma babá e um gari; Candidato fica revoltado ao receber 16 votos; e vice-prefeito mais jovem do Brasil é da cidade de Salgadinho 11 de outubro de 2024 DESTAQUES: Confira a história de 3 prefeitos da PB: um vaqueiro, uma babá e um gari; Candidato fica revoltado ao receber 16 votos; e vice-prefeito mais jovem do Brasil é da cidade de Salgadinho DESTAQUES: 221 prefeitos foram eleitos, a maioria ligada ao Governo; Jingle de campanha de Bruno gera acusações de xenofobia; e em Riacho dos Cavalos, prefeito perde eleição para jovem de 24 anos 10 de outubro de 2024 DESTAQUES: 221 prefeitos foram eleitos, a maioria ligada ao Governo; Jingle de campanha de Bruno gera acusações de xenofobia; e em Riacho dos Cavalos, prefeito perde eleição para jovem de 24 anos DESTAQUES: Qual será a posição de Veneziano e o MDB em JP e CG?; PSDB de Pedro está condicionando apoio para Queiroga; e Buba Germano diz que prefeito de Picuí teria colocado câmeras para filmar eleitores 9 de outubro de 2024 DESTAQUES: Qual será a posição de Veneziano e o MDB em JP e CG?; PSDB de Pedro está condicionando apoio para Queiroga; e Buba Germano diz que prefeito de Picuí teria colocado câmeras para filmar eleitores DESTAQUES: 2º turno em JP terá união de Ricardo Coutinho e João Azevêdo?; confira as cidades onde os prefeitos perderam a reeleição; e veja os municípios onde a disputa foi voto a voto 8 de outubro de 2024 DESTAQUES: 2º turno em JP terá união de Ricardo Coutinho e João Azevêdo?; confira as cidades onde os prefeitos perderam a reeleição; e veja os municípios onde a disputa foi voto a voto

Está no Hype

Go to Top