Ícone do site Blog Gutemberg Cardoso

Ciro Gomes se filia ao PSDB e deve disputar o governo do Ceará em 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-governador Ciro Gomes confirmou a filiação ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). A filiação também foi exibida pelo presidente estadual da legenda no Ceará, Ozires Pontes, em um vídeo divulgado na noite de sexta-feira (17). No mesmo dia, Ciro entregou a carta de desfiliação do PDT ao presidente nacional do partido, Carlos Lupi, encerrando um ciclo de quase duas décadas na sigla.

Ruptura com o PDT e crise familiar

A saída de Ciro do PDT era considerada inevitável. Nos últimos meses, o ex-governador vinha criticando abertamente a decisão do partido de apoiar o governo do petista Elmano de Freitas no Ceará. A aproximação entre PDT e PT, liderada por Carlos Lupi e por setores ligados ao senador Cid Gomes, tornou a convivência política insustentável.

A disputa entre os irmãos Ciro e Cid Gomes, que já se arrastava desde as eleições de 2022, também pesou na decisão. Naquele pleito, Ciro rompeu com a candidatura apoiada pelo grupo de Cid ao governo estadual e manteve uma postura crítica a Lula, o que acirrou as divisões internas da família Ferreira Gomes.

Atualmente, Cid e seus aliados travam uma disputa judicial pelo controle do PDT no Ceará e já negociam uma migração partidária.

Sair da versão mobile