O presidente nacional do Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira, afirmou nesta terça-feira (25), em publicação no X (antigo Twitter), que o partido só apoiará um candidato à Presidência da República em 2026 caso haja compromisso explícito com a anistia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro.
Segundo ele, essa será a condição central para qualquer negociação eleitoral.
“O 1º critério – absolutamente excludente – do nosso apoio a presidente em 26 é se comprometer a conceder indulto e perdão ao presidente Bolsonaro, extensivo aos que participaram das depredações do 8 de janeiro. Direto e reto”, escreveu Ciro.
A declaração repercutiu imediatamente dentro da legenda. Na Paraíba, o senador Efraim Filho (União Brasil), reagiu dizendo que a fala de Ciro acaba fortalecendo seu nome na disputa pelo Governo do Estado em 2026.
De acordo com Efraim, ao assumir publicamente tal posicionamento, Ciro Nogueira acaba delimitando qual grupo dentro da federação tem condições políticas de adotar essa linha na Paraíba. Segundo o senador paraibano, apenas seu campo político estaria alinhado a essa diretriz.

