‘Pouco importa se a pessoa tinha uma arma de fogo, o que importa é que o grupo era armado
Após o voto de Alexandre de Moraes, Flávio Dino acompanha o relator no voto para tornar réu Bolsonaro e mais 7 acusados. Placar é de 2X0.
Dino vota por aceitar a denúncia; placar está em 2×0
Flávio Dino defendeu que a denúncia seja aceita pela Primeira Turma do STF. Segundo ele, a denúncia feita pela PGR apresentou elementos que comprovariam a ocorrência de uma tentativa de golpe, inclusive, com o uso da força.
“Quanto à materialidade (ocorrência), não há dúvida quanto à sua viabilidade [da denúncia]. Exatamente porque houve o ataque ao Supremo, ao Congresso e ao Palácio do Planalto”, disse. Dino também rebateu a alegação de que a suposta tentativa de golpe não teria gerado nenhuma morte.
“Se diz também: ‘Ah…mas não morreu ninguém’. No dia 1º de abril de 1964 também não morreu ninguém. Mas centenas e milhares morreram depois. Golpe de Estado mata. Não importa se isto é no dia, no mês seguinte ou alguns anos depois”, disse o ministro.
Assim, o placar está em 2×0 pelo recebimento da denúncia
Nesse momento. o Ministro Luiz Fux discorre sobre seu voto.
Uma verdadeira guerra campal’, diz o ministro sobre 8 de janeiro
Moraes mostrou um vídeo para demonstrar a violência dos atos de 8 de janeiro. A gravação tinha também imagens anteriores aos atos, dos acampamentos no Quartel General do Exército e a ameaça de bomba no aeroporto de Brasília no final de 2022.
Segundo o ministro, as imagens demonstram que a invasão das sedes dos Três Poderes não foi uma manifestação pacífica, como alguns argumentam.