Confira cinco curiosidades sobre as eleições municipais de 2024
“Lula do Assentamento”, “Querida Bolsonaro”
Com isso, pelo menos 237 postulantes ao pleito de 2024 vão usar os nomes de “Lula” ou “Bolsonaro” nas urnas.
Os dados do levantamento, realizado pela mídia local, apontam que, dentre algumas escolhas, estão “Lula da Cachaça”, “Lula do Bem”, “Querida Bolsonaro” e “Negona do Bolsonaro”.
No total, 150 candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito usam o sobrenome do petista. Já o sobrenome do ex-presidente Jair Bolsonaro foi adotado por 78 candidatos.
Cidades com candidato único
Na votação deste ano, os eleitores de 43 municípios do Rio Grande do Sul vão ter apenas um candidato a prefeito, de acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral. Como observa a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em comparação com outros estados brasileiros, o estado gaúcho lidera nesse indicador.
De acordo com a CNM, é “uma característica incomum, que costuma ocorrer com uma centena de municípios a cada pleito em [todo o Brasil]”, e para ser eleito, um candidato deve receber pelo menos um único voto.
Aliança entre PT de Lula e PL de Bolsonaro
O confronto entre o PT de Lula e o PL de Jair Bolsonaro a nível nacional vai continuar na maioria das capitais nas eleições de 2024. Os dois partidos serão rivais em 25 das 26 capitais, e só em uma – São Luís – serão aliados.Nessa capital, ambas as legendas estão apoiando Duarte Jr, do PSB, partido do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Único candidato a unir PT e PL na disputa espera Lula e rejeita Bolsonaro
No entanto, Duarte Jr confessa que conta com o apoio de Lula (PT), através de vídeos de campanha e da participação do mandatário em um comício em setembro, e descarta o apoio de Bolsonaro. “Eu tenho apoio do PL, mas minha parceria é com o presidente Lula”, reiterou.
Partidos da base ministerial do atual governo aliados ao PL de Bolsonaro
União Brasil, PP, Republicanos, MDB e PSD estão coligados nas eleições de 2024 mais vezes com o PL de Bolsonaro do que com a coligação de Lula.
O União Brasil tem a maior diferença no número de coligações. O partido está presente em 942 chapas, junto com o PL, o que representa 435 coligações a mais do que as que acompanham o PT (507).
O PP é o segundo aliado da base governista mais afastado. Participa em 995 eleições para prefeito em coligação com o partido de Bolsonaro, e em apenas 595 eleições em coligação com o partido de Lula.