A ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco do Brics, foi eleita “Mulher Economista de 2023” pelo sistema Cofecon/Corecons. O Cofecon é o Conselho Federal de Economia e os Corecons são os Conselhos Regionais de Economia.
De acordo com o comunicado do Cofecon, Dilma foi escolhida por sua significativa contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país ao longo de sua carreira. A premiação destaca a importância de reconhecer e valorizar as mulheres que desempenham papéis relevantes na promoção do desenvolvimento com responsabilidade social.
A eleição de Dilma ocorreu em quatro fases, envolvendo indicações, votações e seleção pelos conselheiros federais, Conselhos Regionais de Economia e Comissão Mulher Economista e Diversidade da entidade.
É importante mencionar que as economistas Denise Lobato Gentil e Esther Dweck, ligadas ao PT e professoras associadas do Instituto de Economia da UFRJ, foram as ganhadoras anteriores do prêmio “Mulher Economista”, lançado em 2020. Antes disso, a economista Tânia Bacelar recebeu os títulos de “Mulher Economista Destaque” e “Personalidade Econômica de 2018” da entidade.