Pelo menos 32 deputados estaduais da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) devem disputar a reeleição em 2026. A maioria já atua nos bastidores para garantir espaço nas chapas proporcionais dos respectivos partidos, enquanto outros ainda definem detalhes sobre legendas ou estratégias eleitorais.
Entre os parlamentares que devem buscar novo mandato, estão nomes experientes como Hervázio Bezerra (PSB), João Gonçalves (PSB) e Branco Mendes (Republicanos), além de lideranças em ascensão como Felipe Leitão (PSD), Danielle do Vale (Republicanos) e Eduardo Carneiro (SD).
A lista inclui representantes de quase todas as principais legendas com atuação na Casa de Epitácio Pessoa. O Republicanos, por exemplo, aparece com cinco nomes: Bosco Carneiro, Branco Mendes, Danielle do Vale, Jutay Meneses e Márcio Roberto. O PSB, partido do governador João Azevêdo, conta com quatro: Chico Mendes, Hervázio, João Gonçalves e Júnior Araújo.
Outros partidos com presença relevante são o PP, com Jane Panta, Dra. Paula, João Paulo e Galego Souza; o PL, com Cicinho Lima, Sargento Neto e o indefinido Walber Virgolino, que ainda não confirmou qual cargo deve disputar.
Nomes da oposição também devem retornar à disputa. É o caso de Camila Toscano (PSDB) e Tovar Correia Lima (PSDB), além da deputada Cida Ramos (PT), que lidera o partido internamente após o PED 2025 e aparece como peça estratégica na articulação petista no estado.
Outros parlamentares da lista são:
-
Anderson Monteiro (MDB)
-
Dr. Romualdo (MDB)
-
Dr. Taciano (União Brasil)
-
Eduardo Brito (SD)
-
Félix Araújo (Rede)
-
Gilbertinho (União Brasil)
-
Inácio Falcão (PCdoB)
-
Júnior Araújo (PSB)
-
Luciano Cartaxo (PT)
-
Manoel Ludgério (PSDB)
-
Michel Henrique (Republicanos)
-
Tanilson Soares (PSB)
A movimentação confirma o cenário de antecipação da disputa proporcional na Paraíba, com as legendas se articulando para formar chapas competitivas e viabilizar bancadas expressivas na próxima legislatura.