Blog Gutemberg Cardoso

COTA DE GÊNERO: Após polêmica, Monte Horebe realiza novas eleições para definir os novos vereadores

Foto: Reprodução

Eleições Suplementares serão realizadas para os cargos de vereadores em Monte Horebe, cidade localizada no sertão Paraibano. O pleito ocorrerá no dia 11 de dezembro, e nove vagas estão em jogo.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) estará presente nas Eleições Suplementares. No município foram cassados todos os nove vereadores da Câmara Municipal (MDB) e três suplentes, por descumprimento à cota de gênero nas eleições de 2020.

O pleito suplementar ocorrerá no dia 11 de dezembro de 2022, nos moldes do sistema eletrônico de votação e apuração, e contará com 3 locais de votação e 12 seções eleitorais. Estarão aptos a votar as eleitoras e os eleitores de Monte Horebe/PB, inscritos na 40ª Zona Eleitoral, que estiverem em situação regular no Cadastro Nacional de Eleitores, até 04 de maio de 2022 (data do fechamento do cadastro eleitoral).

 

Relembre o caso

Monte Horebe foi uma das cinco cidades da Paraíba em que o prefeito e todos os vereadores eleitos em 2020 eram do mesmo partido. No caso desta cidade, os nove cassados eram do MDB.

O juiz José Ferreira Ramos Júnior, relator do processo no TRE-PB, acolheu o entendimento do Ministério Público Eleitoral e entendeu que houve fraude na cota de gênero para a eleição proporcional de 2020.

Os vereadores que foram cassados são:  Agamenon Dias Guarita Júnior, Edigley Cardoso Ferreira, Iranaldo Pereira de Sousa, Joaquim Leite De Brito, José Nilton Pereira Dantas, José Soares de Sousa, Júlio Cézar Ferreira Braga, Márcio José Nogueira, Valtiere Silva Barreiro, e os suplentes Iracy De Sousa Cavalcanti Ferreira, Josefa Alice da Costa e Maria Marinalva Cardoso Dias.

De acordo com a Justiça, as investigações apontaram que as então candidatas Nilma Barbosa dos Santos, Josefa Alice Costa e Iracy de Sousa Cavalcanti Ferreira forjaram a própria participação na disputa para beneficiar os homens da chapa.