Covid-19: Paraíba é o 5º estado que mais vacinou crianças no País

A Paraíba é o 5º estado que mais vacinou crianças contra a covid-19 no Brasil, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Até a segunda-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) contabilizou a aplicação de 187.429 doses de vacina contra covid-19 em crianças com idade entre 5 e 11 anos. Desse total, 184.974 crianças receberam uma dose e 2.455 se apresentaram para duas doses.

O total de indivíduos dessa faixa etária elegíveis para receber a vacina na Paraíba é de 389.012 crianças, sendo assim, 48% do público-alvo já iniciou o esquema vacinal contra covid-19 no estado. Os dados são provenientes do painel Localiza SUS.

Na Paraíba, a vacinação infantil contra a covid-19 foi iniciada em 15 de janeiro, quando a SES enviou aos 223 municípios paraibanos o primeiro lote contendo um total de 23.600 doses do imunizante pediátrico produzido pela Pfizer/Comirnaty. Pouco depois, em 25 de janeiro, foi autorizada a utilização da vacina Coronavac em crianças sem comorbidades com idade a partir de 6 anos, desde que utilizada uma dose menor que a indicada para adultos, o que acelerou a vacinação de crianças Brasil.

Para o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, a boa notícia ainda não é motivo de comemoração. “Desde o aparecimento da variante ômicron, o número de internações de crianças tem aumentado consideravelmente e alguns estados já estão com 100% de ocupação de leitos pediátricos para covid-19. O número de crianças vacinadas na Paraíba são animadores e devem servir de incentivo para os pais que ainda não vacinaram seus filhos: com mais de 187 mil doses aplicadas, não há registros de eventos adversos graves e as reações à vacina são iguais a qualquer outra que tomamos, desde o momento do nosso nascimento”, reforça.

Ainda segundo o secretário, “o objetivo da vacinação é proteger a população contra as formas graves da doença e os óbitos, e isso inclui também o público infantil. Todos os municípios dispõem de doses para ampliar o número de crianças vacinadas e avançar com o percentual de indivíduos com esquema vacinal completo no estado”, finaliza Geraldo Medeiros.

No Brasil, mais de 8,6 milhões de doses de vacinas pediátricas contra covid-19 já foram aplicadas. Entre os cinco estados que mais vacinaram, três pertencem à região Nordeste: Em primeiro lugar está o Ceará, seguido de São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco e Paraíba.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Romero já tem uma decisão sobre CG; Conde está na expectativa para escolha do vice de Karla Pimentel; e em Sousa, 3 candidatos disputam vaga na chapa de situação 26 de julho de 2024 DESTAQUES: Romero já tem uma decisão sobre CG; Conde está na expectativa para escolha do vice de Karla Pimentel; e em Sousa, 3 candidatos disputam vaga na chapa de situação DESTAQUES: Retirada de Bruno Roberto da presidência do PL-CG teve a mão do Pastor Sérgio; Oposição de Bayeux têm muitos candidatos, mas poucos votos; e Romero teria revelado que ficará neutro em CG 25 de julho de 2024 DESTAQUES: Retirada de Bruno Roberto da presidência do PL-CG teve a mão do Pastor Sérgio; Oposição de Bayeux têm muitos candidatos, mas poucos votos; e Romero teria revelado que ficará neutro em CG DESTAQUES: Eduardo Carneiro quer o grupo Ribeiro indicando o vice de Bruno Cunha Lima; Romero pode indicar parente para compor a chapa de Jhony Bezerra; e PL pretende lançar candidato a prefeito em CG 25 de julho de 2024 DESTAQUES: Eduardo Carneiro quer o grupo Ribeiro indicando o vice de Bruno Cunha Lima; Romero pode indicar parente para compor a chapa de Jhony Bezerra; e PL pretende lançar candidato a prefeito em CG DESTAQUES: PL quer tirar o União Brasil de Ruy Carneiro; Aguinaldo e Daniella estão se juntando com Domiciano Cabral; e em CG, a novela “Romero” ganha um novo capítulo 23 de julho de 2024 DESTAQUES: PL quer tirar o União Brasil de Ruy Carneiro; Aguinaldo e Daniella estão se juntando com Domiciano Cabral; e em CG, a novela "Romero" ganha um novo capítulo DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado 22 de julho de 2024 DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado

Está no Hype

Go to Top