Covid: quem poderá tomar as vacinas bivalentes aprovadas pela Anvisa

Imunizantes de segunda geração já devem estar disponíveis no país nas próximas semanas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso temporário e emergencial de duas vacinas bivalentes contra a covid-19 produzidas pela Pfizer. Os imunizantes considerados de segunda geração foram desenvolvidos para oferecer proteção extra contra a Ômicron e suas subvariantes.

Essas vacinas são para serem usadas como dose de reforço na população a partir de 12 anos. De acordo com a Pfizer, é esperado que elas cheguem ao Brasil nas próximas semanas.

Segundo a diretora relatora, Meiruze Freitas, o objetivo do reforço com a vacina bivalente é expandir a resposta imune específica à variante Ômicron e melhorar a proteção da população.

“Entretanto, as pessoas, principalmente os grupos de maior risco, não devem atrasar sua vacinação de dose de reforço já planejada para esperar o acesso à vacina bivalente, pois todas as vacinas de reforço aprovadas ajudam a melhorar a proteção contra casos graves e morte por covid-19”, afirmou a diretora da Anvisa.

As vacinas aprovadas protegem contra quais variantes?

Bivalente BA1 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA1.
Bivalente BA4/BA5 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA4/BA5.

Quando podem ser tomadas?

As vacinas bivalentes são indicadas como reforço e devem ser aplicadas a partir de três meses após a série primária de vacina ou reforço anterior.

Pfizer e BioNTech dizem que vacina bivalente tem atuação robusta contra novas variantes do ômicron

Liberadas para uso emergencial, os novos imunizantes são bivalentes, com sequência de mRNA contra o tipo selvagem do coronavírus e contra as variantes ômicron BA.1 ou BA.4/BA.5

DUAS NOVAS VACINAS BIVALENTES CONTRA COVID-19

Assim, a Pfizer desenvolveu duas novas vacinas bivalentes, com duas sequências de mRNA em cada, sendo uma com codificação para a proteína spike original (SARS-CoV-2) e outra
com a da ômicron BA.1 ou da BA.4/BA.5.

O QUE É VACINA BIVALENTE?

As vacinas bivalentes adaptadas à ômicron são uma combinação do atual imunizante de covid-19 da PfizerBioNTech com a vacina adaptada à ômicron.

Nos estudos clínicos, as vacinas bivalentes mostraram induzir resposta imunológica robusta para as variantes ômicron em circulação (BA.1 e BA.4/BA.5), e para outras variantes de preocupação, incluindo o vírus original.

As vacinas bivalentes também mantêm bom perfil de segurança e tolerabilidade, segundo a Pfizer.

Outra novidade é que essas versões do imunizante não precisam de diluição para aplicação.

“Com as aprovações de hoje (dia 22), estimamos que a chegada das vacinas BA.1 e BA.4/BA.5 ao Brasil seja realizada já nas próximas semanas, mas ressaltamos que a vacina monovalente original segue disponível para uso imediato nos postos de saúde e continuam sendo importante instrumento no combate à covid-19, seja como esquema primário, assim como dose de reforço.”

O contrato atualmente vigente de fornecimento de vacinas da Pfizer ao Brasil inclui a entrega de potenciais vacinas adaptadas a novas variantes e/ou para diferentes faixas etárias.

Ao votar, a diretora relatora da Anvisa, Meiruze Freitas, disse que as vacinas bivalentes já são usadas em várias partes do mundo e que, apesar de as vacinas originais continuarem eficazes, as bivalentes acrescentam uma opção de imunização.

A diretora ressaltou a importância da vacinação porque, segundo ela, ainda não é possível saber a gravidade das variantes BA.4/BA.5.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Romero flerta com Republicanos e diz que vai ser deputado federal em 2026; João Azevêdo faz alerta para Cícero na campanha; e Cabo Gilberto não apoia Hugo Motta na Câmara 6 de setembro de 2024 DESTAQUES: Romero flerta com Republicanos e diz que vai ser deputado federal em 2026; João Azevêdo faz alerta para Cícero na campanha; e Cabo Gilberto não apoia Hugo Motta na Câmara DESTAQUES: Cabo Gilberto e o PL estão brincando com Wellington Roberto; Pesquisa aponta Jackson Alvino na frente de Nilvan; e Hugo Motta está avançado para ser presidente da Câmara 5 de setembro de 2024 DESTAQUES: Cabo Gilberto e o PL estão brincando com Wellington Roberto; Pesquisa aponta Jackson Alvino na frente de Nilvan; e Hugo Motta está avançado para ser presidente da Câmara DESTAQUES: Hugo Motta já venceu a 1ª batalha para ser o presidente da Câmara; prefeitos aliados do PSB afirmam que ‘’Tibério é o presidente estadual do partido”; e Dra. Paula diz que não rompeu com o governador 4 de setembro de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta já venceu a 1ª batalha para ser o presidente da Câmara; prefeitos aliados do PSB afirmam que ‘’Tibério é o presidente estadual do partido"; e Dra. Paula diz que não rompeu com o governador DESTAQUES: Por que a Paraíba tem mais de 100 mil servidores que não passaram por concurso público e a cada 4 anos só aumenta?; Lucas diz que não mandou indireta para o Governador; e Léa Toscano enfrenta acusações de plágio 3 de setembro de 2024 DESTAQUES: Por que a Paraíba tem mais de 100 mil servidores que não passaram por concurso público e a cada 4 anos só aumenta?; Lucas diz que não mandou indireta para o Governador; e Léa Toscano enfrenta acusações de plágio DESTAQUES: Vice-governador manda indireta para João Azevêdo; Encontro de Lula com a cúpula do PT em JP não acontece e gera especulações; em SP, Datena parte para cima de Marçal 2 de setembro de 2024 DESTAQUES: Vice-governador manda indireta para João Azevêdo; Encontro de Lula com a cúpula do PT em JP não acontece e gera especulações; em SP, Datena parte para cima de Marçal

Está no Hype

Go to Top