Covid: quem poderá tomar as vacinas bivalentes aprovadas pela Anvisa
Imunizantes de segunda geração já devem estar disponíveis no país nas próximas semanas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso temporário e emergencial de duas vacinas bivalentes contra a covid-19 produzidas pela Pfizer. Os imunizantes considerados de segunda geração foram desenvolvidos para oferecer proteção extra contra a Ômicron e suas subvariantes.
Essas vacinas são para serem usadas como dose de reforço na população a partir de 12 anos. De acordo com a Pfizer, é esperado que elas cheguem ao Brasil nas próximas semanas.
Segundo a diretora relatora, Meiruze Freitas, o objetivo do reforço com a vacina bivalente é expandir a resposta imune específica à variante Ômicron e melhorar a proteção da população.
“Entretanto, as pessoas, principalmente os grupos de maior risco, não devem atrasar sua vacinação de dose de reforço já planejada para esperar o acesso à vacina bivalente, pois todas as vacinas de reforço aprovadas ajudam a melhorar a proteção contra casos graves e morte por covid-19”, afirmou a diretora da Anvisa.
As vacinas aprovadas protegem contra quais variantes?
Bivalente BA1 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA1.
Bivalente BA4/BA5 – protege contra a variante original e também contra a variante Ômicron BA4/BA5.
Quando podem ser tomadas?
As vacinas bivalentes são indicadas como reforço e devem ser aplicadas a partir de três meses após a série primária de vacina ou reforço anterior.
Pfizer e BioNTech dizem que vacina bivalente tem atuação robusta contra novas variantes do ômicron
Liberadas para uso emergencial, os novos imunizantes são bivalentes, com sequência de mRNA contra o tipo selvagem do coronavírus e contra as variantes ômicron BA.1 ou BA.4/BA.5
DUAS NOVAS VACINAS BIVALENTES CONTRA COVID-19
Assim, a Pfizer desenvolveu duas novas vacinas bivalentes, com duas sequências de mRNA em cada, sendo uma com codificação para a proteína spike original (SARS-CoV-2) e outra
com a da ômicron BA.1 ou da BA.4/BA.5.
O QUE É VACINA BIVALENTE?
As vacinas bivalentes adaptadas à ômicron são uma combinação do atual imunizante de covid-19 da PfizerBioNTech com a vacina adaptada à ômicron.
Nos estudos clínicos, as vacinas bivalentes mostraram induzir resposta imunológica robusta para as variantes ômicron em circulação (BA.1 e BA.4/BA.5), e para outras variantes de preocupação, incluindo o vírus original.
As vacinas bivalentes também mantêm bom perfil de segurança e tolerabilidade, segundo a Pfizer.
Outra novidade é que essas versões do imunizante não precisam de diluição para aplicação.
“Com as aprovações de hoje (dia 22), estimamos que a chegada das vacinas BA.1 e BA.4/BA.5 ao Brasil seja realizada já nas próximas semanas, mas ressaltamos que a vacina monovalente original segue disponível para uso imediato nos postos de saúde e continuam sendo importante instrumento no combate à covid-19, seja como esquema primário, assim como dose de reforço.”
O contrato atualmente vigente de fornecimento de vacinas da Pfizer ao Brasil inclui a entrega de potenciais vacinas adaptadas a novas variantes e/ou para diferentes faixas etárias.
Ao votar, a diretora relatora da Anvisa, Meiruze Freitas, disse que as vacinas bivalentes já são usadas em várias partes do mundo e que, apesar de as vacinas originais continuarem eficazes, as bivalentes acrescentam uma opção de imunização.
A diretora ressaltou a importância da vacinação porque, segundo ela, ainda não é possível saber a gravidade das variantes BA.4/BA.5.
Related Posts
Mais Lidas
- Haddad participa hoje de reunião com Lula e banqueiros públicos
- Deputados paraibanos em Brasília, saúde de Jé Aldemir e mais: veja a participação de Gutemberg Cardoso no Paraíba Agora desta quarta
- Cícero Lucena questiona suposta interferência de deputados estaduais na eleição da Câmara Municipal de João Pessoa
- George Morais confirma que será candidato em 2026: “vou chegar firme e forte”
- Cícero Lucena, Leo Bezerra e vereadores serão diplomados em João Pessoa no dia 16 de dezembro
Destaques
Luciano Cartaxo revela que dirigentes do PT vão realizar encontro em Brasília para decidir chapas de 2026
O deputado estadual, Luciano Cartaxo, revelou, nesta quarta-feira (4), que estará em um encontro com dirigentes do PT em Brasília para discutir as composições para as eleições majoritárias de 2026.
Privatização das praias: Bolsonaro faz pressão para aprovar PEC que vai à votação no Senado
Ex-presidente resolveu se posicionar a favor do polêmico projeto, relatado pelo seu [...]