CPI do 8/1 começa trabalhos votando convocação de Torres e Heleno e Bolsonaro

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) instalada para apurar os ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, a CPI do 8/1, decidirá pela oitiva com a convocação dos ex-ministros Anderson Torres e general Augusto Heleno. Eles atuaram durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Ministério da Justiça e no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), respectivamente.

Também será votada a convocação de Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil durante a gestão de Jair Bolsonaro como presidente da Repúbica.

Nesta terça-feira (6/6), a relatora Eliziane Gama (PSD-MG) apresentou o plano de trabalho do grupo. Até a manhã desta terça, a comissão contava com 800 requerimentos, entre eles, pedidos de convites e convocações de ex-ministros e políticos. Mas, em acordo firmado entre os deputados e senadores que compõem o colegiado, os nomes de Heleno e Torres foram consenso para estarem entre os primeiros chamados.

A decisão dos membros também descartou o convite do ex-presidente Jair Bolsonaro neste primeiro momento da comissão. O plano de trabalho encaminhado por Eliziane também ressalta a necessidade de investigar os fatos que se seguiram antes dos ataques de 8 de janeiro.

“Registre-se que não nos furtaremos a investigar fatos que ocorreram antes do dia 8 de janeiro. Nesse sentido, tentaremos identificar os autores intelectuais, os financiadores e os agentes públicos envolvidos nos acontecimentos”, começa o documento.

“Para tanto, e até por causa das relevantes funções de Estado que exerciam e exercem, é certo que será necessário ouvir, no momento adequado, o Ministro da Justiça, Flávio Dino; o então interventor na Segurança Pública do Distrito Federal, Ricardo Capelli; e o General Gonçalves Dias, ex-Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR). Todos eles, certamente, têm muito a contribuir com esta CPMI”, continua.

Veja a lista dos nomes que serão votados na quarta-feira (7/6) para serem convocados e convidados à comissão:

  • Anderson Torres, ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal
  • Flávio Dino, ministro da Justiça
  • Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro
  • Marco Edson Gonçalves Dias, General e Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI)
  • Jorge Eduardo Naime, Comandante do Departamento de Operações (DOP) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)
  • Saulo Moura da Cunha, Diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
  • Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil

A comissão

Composta por 16 deputados e 16 senadores, a comissão terá 180 dias – com chance de prorrogação – para convocar e votar requerimentos. A maioria da bancada é composta por integrantes da base governista, superando oposição e partidos independentes. O colegiado funcionará todas as quintas-feiras, às 9h.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita 19 de julho de 2024 DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  18 de julho de 2024 DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo 17 de julho de 2024 DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde 16 de julho de 2024 DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política

Está no Hype

Go to Top