Segundo levantamento feito pelo Blog do Gutemberg Cardoso cerca de seis municípios da Paraíba terão apenas um candidato concorrendo à prefeitura em 2024. As cidades que estão nessa situação são Ouro Velho, São João do Tigre, Junco do Seridó, São José do Sabugi, Poço Dantas e Santa Cruz.
Na cidade de Ouro Velho, o único candidato registrado foi Dr. Júnior, do União Brasil, comandado por Efraim Filho. O prazo final para o registro foi em 15 de agosto.
Em São João do Tigre, Márcio Leite, do Republicanos, será o único concorrente ao cargo de prefeito. Ele conta com o apoio de Hugo Motta e Adriano Galdino.
Na região do Sertão paraibano, o município de Santa Cruz contará com um candidato do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. O ex-prefeito Raimundo Antunes, que era pré-candidato pelo União Brasil, retirou sua candidatura alegando problemas de saúde, abrindo caminho para Alberto de Braz.
Por sua vez, em Junco do Seridó, também no Sertão, Dr. Saulo, do PSB, será o único nome a disputar o pleito municipal. Ao seu lado, no palanque, ele terá o governador João Azevêdo.
Em Poço Dantas, apenas a candidatura de Itamar Moreira (Republicanos) consta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na cidade de São José do Sabugi, o cenário se repete, com Emanuel Domiciano, do União Brasil, aparecendo como a única opção para os eleitores do município.
Segundo o artigo 224 da Lei Eleitoral, em casos de eleições com candidatura única, se o número de votos nulos superar o total de votos no candidato, a eleição será considerada comprometida.
Nesse caso, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá convocar novas eleições, que devem ocorrer entre 20 e 40 dias após a declaração de nulidade.