O Blog do Gutemberg Cardoso realizou um levantamento para saber quais as empresas que mais lucraram com a campanha eleitoral de 2024.
De acordo com o ranking de doadores e fornecedores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até esta sexta-feira (4), a Facebook Serviços Online do Brasil é a empresa que mais recebeu recursos das campanhas eleitorais para as eleições municipal deste ano, superando os R$ 80 milhões.
Logoa atrás aparece a Dlocal Brasil, com R$ 42 milhões, e Essent Contabilidade, com R$ 17 milhões. Completam os cinco primeiros Adyen do Brasil e M. Romano Comunicação, com R$ 17 milhões e R$ 13 milhões, respectivamente.
Na campanha de 2024, os partidos tiveram à sua disposição R$ 4,9 bilhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), aprovado pelo Congresso Nacional.
Além disso, somaram mais R$ 270 milhões em recursos próprios, e outros 763 milhões em doações e ações de arrecadação, totalizando quase R$ 6 bilhões (R$ 5.995.676.680,74) para as campanhas municipais, de acordo com o TSE.
Confira os 10 primeiros do ranking:
- Facebook: R$ 81.937.399,18
- Dlocal Brasil: R$ 42.305.663,98
- Essent Contabilidade: R$ 17.245.414,56
- Adyen do Brasil: R$ 17.100.164,56
- M. Romano Comunicação: R$ 13.447.000,00
- VBC Produtora: R$ 10.000.000,00
- Braspor Gráfica: R$ 8.793.166,13
- Irmaos Soutello & Mendonça: R$ 8.460.000,00
- Comunicação SPE Sociedade Unipessoal: R$ 8.300.000,00
- Janela Comunicação: R$ 7.511.355,00
O ranking completo pode ser acessado aqui.