O Deputado Ivan Valente (PSOL) denunciou em julho de 2020 denunciou a então ministra dos Direitos Humanos Damares de negar ajuda humanitária ao povo Yanomami, à época a pandemia estava no seu auge e através de um documento solicitado a pedido do Dep. Ivan, na nota técnica solicitava do Presidente Bolsonaro leitos de UTI, água potável, além de ventiladores pulmonares e materiais de higiene e limpeza.
A resposta da Ministras Damares foi a negativa alegando que “Mesmo cientes da situação de excepcionalidade vivida pelo país e da celeridade em aprovar projetos de lei que beneficiem e protejam os povos tradicionais, os povos indígenas, quilombolas e demais povos tradicionais, eles não foram consultados pelo Congresso Nacional”.
O Presidente Bolsonaro acatou a sugestão da Ministra e não enviou o auxílio.
Na época do ocorrido o STF teve que intervir para o o Governo Federal adotasse medidas para conter o avanço da pandemia entre os indígenas. O Ministro encarregado do caso foi Luiz Roberto Barroso.
Após a intervenção do SFT um mês após o pedido o Congresso derrubou o veto de Bolsonaro à Lei 14.021, de 2020 negando auxílio aos indígenas.