Blog Gutemberg Cardoso

Daniel Alves pode ser libertado na Espanha

Ainda cabe recurso contra a decisão

O jogador de futebol Daniel Alves pode ter liberdade condicional da prisão sob fiança de um milhão de euros depois de ter cumprido cerca de um quarto de sua sentença de quatro anos e meio por estupro, decidiu um tribunal de Barcelona nesta quarta-feira (20).

As condições para a libertação incluem a entrega de seus passaportes brasileiro e espanhol para que ele não possa deixar a Espanha, bem como a obrigação de comparecer semanalmente ao tribunal, que também impôs uma medida cautelar, impedindo Daniel Alves de se aproximar da vítima.

A defesa do brasileiro não estava disponível para comentar. Ainda cabe recurso contra a decisão, que não foi unânime devido ao voto divergente de um dos juízes.

O Tribunal de Barcelona notificou no fim da manhã desta quarta (20) a resolução, na qual concorda parcialmente com o pedido da defesa de Alves para libertá-lo, enquanto se aguarda a sentença final.

O jogador também deverá comparecer semanalmente ao Tribunal de Barcelona. A decisão foi de dois a um e surge apenas um dia depois de ter sido realizada a audiência em que a defesa de Alves pediu a sua liberdade provisória, alegando que já cumpriu um quarto da pena.

“Acredito na justiça, não vou fugir”, disse Alves, em sua defesa. O Ministério Público e o Ministério Público privado opuseram-se à medida com o argumento de que o jogador de futebol tem condições financeiras para fugir. A defesa argumentou, porém, que ele tem domicílio e raízes em Barcelona.