Daniella Ribeiro e Veneziano estão entre os senadores que mais receberam emendas do Governo Lula – VEJA OS NÚMEROS
Nos últimos meses, o governo Lula acelerou a liberação de emendas parlamentares para encurtar os laços com deputados e senadores. Dos 16,3 bilhões de reais que o governo empenhou neste ano, mais da metade (8,6 bilhões de reais) foi em julho, em meio a votações de projetos importantes no Congresso Nacional.
Entre os paraibanos beneficiados, estão dois senadores: Veneziano Vital do Rêgo (MDB), com 52,2 milhões de reais, e Daniella Ribeiro (PSD), que conseguiu 51,1 milhões de reais, segundo informações da Revista Veja. Os dois são próximos ao presidente e compõem a principal base de apoio a Lula na Paraíba.
O fluxo de liberação de emendas se intensificou no mês de maio, quando a Câmara aprovou o arcabouço fiscal. Recentemente, os deputados aprovaram outros dois temas importantes: a reforma tributária e a volta do voto de desempate no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
Aliados de Lula argumentam que os repasses seguem a “impositividade” das emendas e prazos previstos na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
Os recursos atenderam, em sua grande maioria, partidos do Centrão, que são deputados que abarcam siglas de oposição e independentes.
Inclusive, Arthur Lira também teve montante liberado (29,3 milhões de reais), assim como Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), com 24,2 milhões de reais, e no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), com 59 milhões de reais.