O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino, defendeu que o dinheiro enviado para operação carro-pipa fosse destinado direto para as prefeituras da Paraíba, ao invés do Exército Brasileiro. A declaração foi registrada nesta quarta-feira (27), na rádio Arapuan Verdade FM.
“Sinceramente, tenho minhas críticas a esse programa que é comandado pelo Exército Brasileiro. Eu sou defensor que esse mesmo recurso, ao invés de ir para o Exército Brasileiro, deveria ir para as prefeituras. Com toda certeza os prefeitos colocariam mais água, os prefeitos teriam mais condições de atender sua população e esse custo seria bem menor do que é praticado hoje através do Exército Brasileiro”, disse Galdino.
O custo da operação é de R$ 38.096.775,00 administrado pelo Exército Brasileiro, que leva água potável para municípios localizados na região semiárida do Nordeste. Criada em setembro de 2012, no primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, a Operação Carro Pipa atende atualmente 344 municípios na região do semiárido nordestino em situação de emergência ou calamidade pública com reconhecimento da Defesa Civil Nacional.
Na Paraíba, o programa contempla 159 municípios da Paraíba e quase 270 mil habitantes, segundo informações divulgadas pela Associação da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup).