Dinheirama que Bolsonaro recebeu em doações é 21 vezes maior que a de Lula

reprodução de montagem da internet

A campanha de Jair Bolsonaro chegou a viver um drama financeiro, mas deu a volta por cima neste segundo turno, como mostrou o Radar na edição que está nas bancas. A dinheirama começou a jorrar e o total de recursos recebidos para a candidatura do presidente à reeleição já se aproxima de 100 milhões de reais.

O valor declarado até o momento (96,5 milhões de reais) ainda é menor que os 125,5 milhões recebidos por Lula, mas o montante recebido por Bolsonaro apenas em doações individuais é 21 vezes maior que o destinado ao petista por pessoas físicas.

Aos números: a campanha do presidente já recebeu 77.311.139,43 de reais de doadores, sendo 257.529,00 em financiamento coletivo. O PL, partido de Bolsonaro, e o PP, que integra sua coligação, doaram os 19,2 milhões de reais restantes.

Já Lula obteve 3.640.897,46 de reais, dos quais aproximadamente 2 milhões são oriundos de financiamento coletivo. As doações de partidos (PT e PSB) representam 97% do total, cerca de 123,2 milhões de reais.

Bolsonaro foi beneficiário da generosidade de muitos multimilionários. Oito deles desembolsaram pelo menos 1 milhão de reais cada um, sendo o líder um advogado e pastor evangélico de Belo Horizonte, que transferiu 3 milhões neste segundo turno.

Até o momento, o presidente já recebeu impressionantes 135 doações individuais de 100.000 reais ou mais. Há pouco mais de um mês, eram 17, como mostrou o Radar.

Um detalhe importante: a doação em dinheiro nas eleições deve respeitar o limite de 10% dos rendimentos brutos declarados pelo doador à Receita Federal no ano anterior à eleição.

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Marcelo Queiroga e Jhony Bezerra saem na frente ao receberem mais apoio na primeira semana – Por Gutemberg Cardoso 12 de outubro de 2024 Marcelo Queiroga e Jhony Bezerra saem na frente ao receberem mais apoio na primeira semana - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Confira a história de 3 prefeitos da PB: um vaqueiro, uma babá e um gari; Candidato fica revoltado ao receber 16 votos; e vice-prefeito mais jovem do Brasil é da cidade de Salgadinho 11 de outubro de 2024 DESTAQUES: Confira a história de 3 prefeitos da PB: um vaqueiro, uma babá e um gari; Candidato fica revoltado ao receber 16 votos; e vice-prefeito mais jovem do Brasil é da cidade de Salgadinho DESTAQUES: 221 prefeitos foram eleitos, a maioria ligada ao Governo; Jingle de campanha de Bruno gera acusações de xenofobia; e em Riacho dos Cavalos, prefeito perde eleição para jovem de 24 anos 10 de outubro de 2024 DESTAQUES: 221 prefeitos foram eleitos, a maioria ligada ao Governo; Jingle de campanha de Bruno gera acusações de xenofobia; e em Riacho dos Cavalos, prefeito perde eleição para jovem de 24 anos DESTAQUES: Qual será a posição de Veneziano e o MDB em JP e CG?; PSDB de Pedro está condicionando apoio para Queiroga; e Buba Germano diz que prefeito de Picuí teria colocado câmeras para filmar eleitores 9 de outubro de 2024 DESTAQUES: Qual será a posição de Veneziano e o MDB em JP e CG?; PSDB de Pedro está condicionando apoio para Queiroga; e Buba Germano diz que prefeito de Picuí teria colocado câmeras para filmar eleitores DESTAQUES: 2º turno em JP terá união de Ricardo Coutinho e João Azevêdo?; confira as cidades onde os prefeitos perderam a reeleição; e veja os municípios onde a disputa foi voto a voto 8 de outubro de 2024 DESTAQUES: 2º turno em JP terá união de Ricardo Coutinho e João Azevêdo?; confira as cidades onde os prefeitos perderam a reeleição; e veja os municípios onde a disputa foi voto a voto

Está no Hype

Go to Top