Blog Gutemberg Cardoso

Dino será confirmado no STF ainda hoje; Após mais de 50 dias, Lula vai indicar também Paulo Gonet para a PGR: ENTENDA

Lula,  finalmente bateu o martelo sobre a indicação de Flávio Dino, para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e Paulo Gonet para o cargo de Procurador Geral da República (PGR).

Diversas especulações a respeito das indicações ja estavam em curso, inslusive a pressão de que Lula indicasse outra mulher para substituir a Ministra Rosa Weber. Outro ponto de cisão seria de que Dino deveria permanecer no Ministério da justiça para continuar com o combate á milícias no RJ e os demais desafios da pasta como ponto sensível do Governo Lula até então.

Dino sempre foi visto como favorito para a escolha. e o seu nome foi confirmado pelo Presidente e seus aliados.

A equipe de Lula espera que as nomeações sejam aprovadas pelo Senado antes do recesso parlamentar, que começa em 23 de dezembro.

Flávio Dino é um político e ex-juiz federal, com experiência no Conselho Nacional de Justiça e no Supremo Tribunal Federal. Ele também foi deputado federal, presidente da Embratur e governador do Maranhão. Paulo Gonet é um procurador apoiado pelos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes do STF. Ambas as nomeações devem gerar debates e votações no Senado nas próximas semanas.

Além disso, outras indicações de Lula para o Banco Central, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a Defensoria Pública da União também precisam ser aprovadas pelo Senado. O governo espera que todas essas votações ocorram até o final do ano.

As próximas quatro semanas antes do recesso parlamentar devem ser movimentadas no Senado com as sabatinas e votações de Flávio Dino para o STF e de Paulo Gonet para a PGR.

Além disso, o Senado precisa aprovar outras indicações de Lula, incluindo o Banco Central, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a Defensoria Pública da União. Segundo integrantes do governo, há um acordo com a cúpula da CCJ e do Senado para que todas essas votações sejam concluídas até o final do ano.