Blog Gutemberg Cardoso

DISPUTA POR JOÃO PESSOA: Confira quem são os nomes que vão disputar a prefeitura em 2024

As eleições municipais de 2024 estão agitando os bastidores da política em João Pessoa. Até o presente momento, cinco nomes aparecem como prováveis candidatos na Capital.

Para ilustrar isso e apresentar ao leitor os pré-candidatos, o Blog montou o perfil de cada nome que revelou interesse em comandar a cidade no próximo ano.

Vale lembrar que o primeiro turno das eleições municipais será realizado em 6 de outubro. O segundo turno, caso necessário, será em 27 de outubro.

CONFIRA OS PRÉ-CANDIDATOS:

Cícero Lucena (PP)

Cícero Lucena (PP) foi eleito com 53% dos votos válidos para a Prefeitura de João Pessoa (PB) em 2020 e já se coloca como candidato à reeleição.

Para a disputa, o prefeito recebeu apoio de outros partidos que estiveram com ele em 2020, como o Republicanos de Hugo Motta, Avante, PMB, PRTB, PMN, PTB, PTC (agora Agir), além do Cidadania, que era o partido do atual vice Léo Bezerra e de João Azevêdo, agora no PSB.

Também sinalizam que estarão com ele o PDT de Marcos Ribeiro, representado na Câmara Municipal pelo vereador Junio Leandro.

Dois partidos da FE Brasil, o PV e PCdoB, são outros que  devem apoiar Cícero Lucena, em demonstração de fidelidade a João Azevêdo, apesar de boa parte do PT, que também compõe a federação, pregar a tese da candidatura própria.

Ruy Carneiro (Podemos)

O deputado federal Ruy Carneiro foi o primeiro nome da oposição a anunciar pré-candidatura em João Pessoa. Ele já concorreu à prefeitura da capital por duas vezes, em 2004, perdendo para Ricardo Coutinho ainda no 1º turno, e em 2020.

Nas última eleições, ele teve uma votação bastante expressiva. Não foi para o segundo turno contra Cícero Lucena (PP) por uma diferença de 885 votos, em comparação ao segundo colocado, Nilvan Ferreira.

Para este ano, ele já ganhou o apoio do seu ex-partido, o PSDB, atualmente liderado pelo deputado estadual Fábio Ramalho. Além disso, Pedro Cunha Lima já declarou que estará na palanque de Ruy.

Pedro obteve pouco mais de 255 mil votos nas eleições ao governo no ano passado. Mais do que o governador reeleito, que obteve 184 mil votos. Ruy espera contar com esses espólio eleitoral a seu favor.

Marcelo Queiroga (PL)

O ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga surpreendeu a todos ao anunciar que seria pré-candidato na Capital. A indicação do aliado de Bolsonaro veio através do presidente estadual do PL, Wellington Roberto.

A escolha, no entanto, não agradou outros nomes do partido, como os deputados Cabo Gilberto e Wallber Virgolino, além do comunicador Nilvan Ferreira. Os três esperavam que o diretório municipal realizasse uma pesquisa interna para definir o ‘nome de Bolsonaro’ na disputa.

A pré-candidatura de Queiroga foi formalizado pelo presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, e, segundo ele, referendada pelo próprio Bolsonaro.

Em suas últimas declarações, o médico destacou que possui baixa rejeição e que espera contar com o apoio da ala conservadora paraibana.

Nilvan Ferreira (PL)

Natural de Cajazeiras, Nilvan Fereira anunciou sua pré-candidatura com os apoios de Cabo Gilberto e Walber Virgolino. A decisão aconteceu após Queiroga tomar a frente do PL, com o apoio de Wellington Roberto.

Os três devem deixar o PL nos próximos meses. Além disso, eles insistem que querem vincular a imagem da pré-candidatura a Bolsonaro.

Nas eleições de 2022, Nilvan foi candidato ao governo da Paraíba, obtendo o terceiro lugar entre a preferência do eleitorado. Também foi candidato a prefeito em 2020, ainda no MDB. Iniciou a carreira profissional como radialista e depois se tornou apresentador de programas policiais na TV.

Celso Batista (PSOL)

O Partido Socialismo e Liberdade já confirmou o nome de Celso Batista (Psol) como pré-candidato. A escolha foi de forma consensual dentre as três pré-candidaturas apresentadas (Alexandre Soares, Ulisses Barbosa e o próprio Celso Batista).

Celso é Técnico Judiciário, servidor do Tribunal de Justiça da Paraíba, e foi primeiro suplente ao Senado nas eleições 2022. Ele já foi candidato a deputado estadual, em 2014, e candidato a vereador em 2016, em Campina Grande. E, também, já integrou a coordenação de várias campanhas do Psol, no estado.

Nas próximas semanas, o Diretório Municipal do PSOL também vai definir a tática eleitoral a ser adotada pelo partido e seu pré-candidato para os próximos meses.

PT deve lançar Cida Ramos ou Luciano Cartaxo

No partido do presidente do Lula a definição do pré-candidato deve ser divulgada após o Carnaval. O partido vai realizar prévias para definir o nome que vai concorrer à Prefeitura.

Na disputa interna estão a deputada Cida Ramos e o deputado Luciano Cartaxo (ex-prefeito da capital), além da ex-deputada Estela Bezerra e a ex-prefeita de Conde, Márcia Lucena. Os dois primeiros estão entre os preferidos da militância e líderes do partido.

No meio de todo esse processo de amadurecimento, no entanto, tem filiados petistas que pedem unidade da esquerda e, nessa leitura, se insere manter-se próximo do governador João Azevêdo, que, por sua vez, apoia Cícero Lucena./Redação do Blog com informações do Jornal da Paraíba.