Blog Gutemberg Cardoso

Dois estreantes promissores e um ex prefeito experiente, a sucessão de Itaporanga em 2024

O atual prefeito Divaldo Dantas segundo fontes próximas ao seu grupo, tenta emplacar o nome da sua sobrinha e secretária chefe de Gabinete, Calina Dantas.

CRONOLOGIA POLÍTICA DA SITUAÇÂO

Prefeito Divaldo Dantas (UB) que se aliou ao grupo do ex prefeito Djacy Brasileiro em uma união improvável dessas que intrigam a política. Djacy Junior (DEM) (filho de Djacy Brasileiro) saiu na chapa do atual prefeito como seu vice. A União dos grupos antes antagônicos infelizmente não prosperou por tanto tempo.

O rompimento entre Divaldo e Djacy (pai e filho) ocorreu após o prefeito anunciar rompimento com o deputado Taciano Diniz

“Eu não tive a mesma intenção [de romper com Taciano Diniz] porque eu acho que compromisso é para se cumprir. E eu tive esse compromisso com ele [Taciano] e com o pai dele. Eu não mudei, e por isso ele [o prefeito] fez todo esse retaliamento que todo mundo sabe, retirou todo mundo ligado a mim. Mas isso faz parte da política”, disse Djacy.

Vídeo Djacy

Em novembro do ano passado Divaldo nomeou sua sobrinha Calina para assumir a chefia de Gabinete do município. Calina Dantas saiu da secretaria de desenvolvimento humano, e acompanha o prefeito em todas as solenidades, inclusive suas visitas aos gabinetes dos deputados federais em recente Marcha dos prefeitos na capital no país. Antes do rompimento, era dado como certo o apoio de Divaldo ao nome de Djacy Junior, como sendo o nome da situação para disputar o pleito de 2024.

OPOSIÇÃO

O nome do grupo de Djacy Brasileiro ainda é uma incógnita, o mais provável seria Djacy Junior que agora sairia na oposição sem mais o apoio do atual prefeito.

Outro nome da oposição na cidade, o ex prefeito Audiberg Alves, cuja esposa foi candidata derrotada em segundo lugar no pleito de 2020 para prefeita. Naura Ney teve anunciada sua pre candidatura a vereadora. Audiberg teve sua candidatura indeferido, e sua esposa concorreu em seu lugar.

“Essa decisão já tá tomada pelos serviços prestados por Naura, competência em representar bem a população (que lhe deu uma excelente votação em 2020) e os apelos dos amigos”, disse Berguinho, como é conhecido o ex-prefeito.

De acordo com Berguinho, as oposições não tiveram sucesso no último pleito por não estarem unidas, fato que segundo ele pretende resolver. Seu grupo político está trabalhando em pleno vapor para fazer no mínimo 3 vereadores. Berg não descarta apoiar outro nome da oposição, mas nos bastidores trabalha na formação de um grupo coeso para derrotar o nome escolhido por Divaldo Dantas.

Outro nome posto para disputar a prefeitura da cidade é Ivan Sobral, que confirmou pretensão em disputar o pleito de 2024. Nilvan é O presidente da Faese/SE e disse estar conversando e firmando acordos em prol do seu projeto. Ele afirmou também que apesar de nunca ter exercido um cargo público, teria preparo para administras, uma vez que teria a formação em gestão pública e administração.

 

Próximos capítulos dessa novela com certeza trará mais personagens a essa trama do jogo político surpreendente.