O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), criticou nesta segunda-feira (21) as novas taxações impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Sem mencionar diretamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Azevêdo condenou o uso de medidas econômicas com motivações políticas.
“Não dá para aceitar determinados posicionamentos que estão sendo tomados única e exclusivamente em função de política”, afirmou o governador durante entrevista.
Azevêdo destacou que as restrições tarifárias anunciadas pelos EUA afetam diretamente a economia dos estados brasileiros, incluindo a Paraíba. “Preocupa todos nós. É um absurdo o que está acontecendo. O país utilizar de taxações para discutir política. Infelizmente, é o que a gente está vendo hoje vindo dos Estados Unidos”, criticou.
O governador também comentou que as medidas do ex-presidente americano Donald Trump vêm enfrentando resistência dentro do próprio território norte-americano. “Hoje mesmo, uma grande organização comercial dos Estados Unidos pediu que o presidente revisse essa condição, porque está gerando problemas muito sérios lá”, destacou.
Ao avaliar os impactos, João Azevêdo defendeu cautela nas reações brasileiras. “Às vezes, as medidas são tomadas no afã de atingir e não se faz uma análise correta. É preciso ter muita calma. Não adianta entrar numa guerra de retaliação porque isso não vai trazer benefícios para ninguém”, concluiu.