Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo foram barrados ao tentar sabotar reunião com secretário de Estado dos EUA

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o empresário Paulo Figueiredo foram impedidos de se reunir com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, no Departamento de Estado dos Estados Unidos, na quarta-feira (16).

Segundo informações da jornalista Maria Cristina Fernandes, divulgadas no programa Central GloboNews, a dupla teria ido ao local com o objetivo de interferir na reunião entre o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e Rubio, mas não conseguiu sequer ser recebida.

“O relato que se tem é que os dois chegaram lá e foi uma passagem fugidia. Disseram para eles: ‘Olha, mudou a agenda, mudaram as prioridades. Por causa da China, a gente está precisando do Brasil’. E puseram os dois para correr”, afirmou a jornalista.

De acordo com Maria Cristina, Eduardo e Figueiredo “passaram raspados” pelo Departamento de Estado, sem qualquer tempo para conversas com autoridades americanas.

Horas depois, Eduardo Bolsonaro publicou um vídeo nas redes sociais criticando o governo Lula e menosprezando o encontro oficial entre Mauro Vieira e Marco Rubio. Na gravação, o deputado afirmou que “tudo que o Brasil pediu, não conseguiu nada”, acusando o Itamaraty de fracassar nas negociações.

Entretanto, o comunicado oficial de Washington descreveu a reunião como positiva, destacando o interesse mútuo em ampliar a cooperação bilateral.

O encontro entre Vieira e Rubio durou pouco mais de uma hora e marcou a retomada do diálogo de alto nível entre Brasil e Estados Unidos. Durante a conversa, foi acordado o início das tratativas para um futuro encontro entre o presidente Lula (PT) e Donald Trump, ainda sem data definida.

Confira a íntegra da nota:

Hoje, o Secretário de Estado Marco Rubio e o Representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento. O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível.