O senador Efraim Filho (União Brasil-PB) declarou, nesta quinta-feira (7), que senadores e partidos avaliam uma articulação para pressionar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), a dar andamento ao pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Em entrevista à rádio Arapuan FM, Efraim afirmou que já foram reunidas 41 assinaturas de senadores favoráveis à abertura do processo, número suficiente para a tramitação da matéria no Senado. Segundo ele, a estratégia dos parlamentares é obstruir os trabalhos da Casa como forma de pressionar pela inclusão do tema na pauta.
Essa é a função e a missão: obstruir os trabalhos para mostrar que um assunto que tem a maioria da Casa seja colocado como prioridade na agenda nacional, afirmou.
O pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes tem gerado divisão de opiniões entre os senadores. Pela Constituição, cabe exclusivamente ao presidente do Senado decidir se aceita ou não a tramitação da solicitação. Até o momento, Alcolumbre não se manifestou publicamente sobre o tema.