Efraim Filho assina PEC para criminalizar uso e posse de qualquer quantidade de drogas

O líder do União Brasil no Senado, senador Efraim Filho (PB), já assinou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para criminalizar qualquer quantidade de posse ou porte de drogas. A proposta é de autoria do presidente do Senado, Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), assinada pelos líderes partidários naquela Casa. A medida é uma resposta dos senadores ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que pode descriminalizar o porte de maconha para consumo próprio.

[A PEC] “Foi uma deliberação do Colégio de Líderes, por maioria, e devemos encaminhar agora para a coleta de assinaturas”, disse Rodrigo Pacheco na manhã desta quinta-feira (14) em entrevista coletiva. O líder Efraim Filho foi um dos primeiros a assinar a proposta, que, por se tratar de uma emenda à Constituição, precisa de 27 assinaturas de apoio para começar a tramitar. Em 17 de agosto, em sessão de debate temático requerido pelo senador Efraim Filho para discutir a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal, o presidente do Senado chegou a classificar a discussão no STF como uma “invasão de competência” do Judiciário. À época, ele avaliou que o tema deveria ser debatido pelo Congresso Nacional.

Naquela sessão de debates, o parlamentar paraibano foi enfático na sua posição contrária à descriminalização do porte de qualquer quantidade de maconha. “Pergunto a Vossas Excelências: E se o traficante começar a comercializar pequenas quantidades de droga, dentro do limite do tal ‘uso pessoal’, sobre o qual o STF se dispõe a fixar? Então, como determinar a diferença entre usuário e traficante? Se liberam o uso, vou comprar de quem, se não vende em Farmácia ou no mercado? Comprar do tráfico né?, fortalecendo o crime organizado”. comentou Efraim.

Para o senador Efraim Filho, os valores das famílias brasileiras não são compatíveis com o uso e o porte de qualquer quantidade de drogas. “O Senado está alinhado com a opinião pública, com as famílias brasileiras, que clamam por uma solução para o caso do uso de drogas, que não envolve apenas a história pessoal do usuário, mas também a saúde pública e o fortalecimento e financiamento do tráfico. É um verdadeiro flagelo social, Uma tragédia que revela grandes barbáries da sociedade moderna”, afirmou.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  18 de julho de 2024 DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo 17 de julho de 2024 DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde 16 de julho de 2024 DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de ‘rachadinha’ estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça 11 de julho de 2024 DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de 'rachadinha' estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça

Está no Hype

Go to Top