Eleições 2022: Confira os adversários que já foram aliados políticos em outras disputas eleitorais

Nessas eleições várias alianças estão se formando nos diferentes espectros ideológicos e políticos. Candidatos compartilham similaridades e formam conjunturas às vezes improváveis, mas que são convenientes aos seus interesses eleitorais.

Nessa matéria nós iremos elencar os políticos que foram aliados em eleições passadas, e que agora estão em lados opostos das trincheiras políticas em 2022.

João Azevêdo x Ricardo Coutinho

O caso mais famoso da lista, é o do atual Governador e do seu antecessor, Ricardo Coutinho e João Azevêdo se conhecem há mais de 30 anos e trabalharam juntos desde o primeiro ano de governo de Coutinho, na prefeitura de João Pessoa em 2005.

Secretário de Ricardo nos 8 anos de governo do estado, João foi o escolhido para ser o sucessor do projeto socialista na Paraíba. Após a vitória em 2018, os ânimos entre os dois ficou abalado, com algumas trocas de farpas públicas e em 2019, logo após a entrada de Azevêdo ao poder, os dois racharam de vez a amizade.

Essa briga ocasionou a ida de João para o Cidadania, agora em 2022 o Governador retornou ao PSB e Ricardo foi para o PT, mesmo apoiando o Presidente Lula, não existe a mínima chance de conversa entre as duas partes para uma possível reconciliação.

Cícero Lucena x Pedro Cunha Lima

Aliados históricos desde a época de Ronaldo Cunha Lima, o prefeito da capital e o neto do ex-Governador já estão em lados opostos, a alguns anos.

Vice-governador na chapa de Ronaldo em 1990, Cícero despontou para a política paraibana ao assumir a titularidade após a renúncia de Cunha Lima em 1993. Eleito prefeito da capital em duas ocasiões nos anos 90 apoiado pelo clã Cunha Lima, Cícero acompanhou a família na saída do MDB e na entrada no PSDB após a disputa com José Maranhão.

Eleito senador em 2006 na chapa vitoriosa de Cássio Cunha Lima, Cícero decidiu se afastar da família nos últimos anos, principalmente em 2020 onde decidiu ter ao seu lado na disputa pela prefeitura de João Pessoa, o Governador João Azevêdo e Aguinaldo Ribeiro, contra Ruy Carneiro outro antigo aliado histórico e fundador do PSDB na Paraíba.

Em 2022, Pedro está em sua primeira candidatura ao governo e Cícero apoia fortemente a reeleição de João Azevêdo.

Clã Paulino x Veneziano Vital

Aliados históricos no MDB, o clã Paulino e Veneziano brigaram em 2022, ocasionando na saída de Raniery do partido.

Insatisfeito com os rumos do partido que preferiu tentar uma candidatura própria ao governo, representado por Veneziano em detrimento ao apoio à reeleição de João Azevêdo, Raniery Paulino decidiu sair do MDB citando não se sentir representado pela aliança formada ente MDB e PT em 2022.

A sua ida para o Republicanos foi muito comentada e se achava que com sua saída, seu pai o ex-governador Roberto Paulino também sairia dos quadros do partido, mas o chefe da família Paulino decidiu ficar para cumprir uma promessa de não sair do MDB, feita ao saudoso José Maranhão.

João Azevêdo x Veneziano Vital

Aliados em 2018, Veneziano e João foram eleitos na mesma chapa e pareciam ter uma ótima relação até o fim de 2021.

Nesse ano Veneziano decidiu retornar ao MDB e tentar a vitória ao governo do estado, causando um racha na esquerda e no PT da Paraíba, os dois candidatos buscam o apoio do ex-Presidente Lula e afirmam que irão receber Lula em seus respectivos palanques.

Essa briga no PT da Paraíba que de um lado apoia João e do outro Veneziano, ocasionou a saída de lideranças históricas do partido, como no caso do ex-deputado estadual Anísio Maia.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado 22 de julho de 2024 DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado Adriano Galdino é um dos nomes para disputar o Governo do Estado com o apoio de João Azevêdo – Por Gutemberg Cardoso 20 de julho de 2024 Adriano Galdino é um dos nomes para disputar o Governo do Estado com o apoio de João Azevêdo - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita 19 de julho de 2024 DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  18 de julho de 2024 DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo 17 de julho de 2024 DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo

Está no Hype

Go to Top