Blog Gutemberg Cardoso

TSE recomenda baixar logo
Eleições 2022: saiba como usar o e-titulo

No aplicativo da Justiça Eleitoral constam as informações necessárias para a votação

Faltando menos de 30 dias para o primeiro turno das eleições gerais de 2022, a Justiça Eleitoral reforçou a divulgação do aplicativo e-título . Por meio dele, o cidadão consegue ter todas as informações para votar, como sua zona, seção de votação e seus dados.

O aplicativo pode ser baixado em poucos minutos no seu celular. O aplicativo só é válido para quem já possui o título de eleitor, para fazer o título on-line, basta clicar aqui e conferir o processo. Em função do ano eleitoral, o período para novos títulos já encerrou.
É possível ainda utilizar a biometria cadastrada através do aplicativo, mas se não houver cadastro, o título seguirá válido através da senha.

O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.

Desde de 2020, está mais fácil acessar o aplicativo: agora é possível entrar com o número do CPF, sem precisar lembrar do seu número do título de eleitor, além disso o app está cada vez mais acessível para pessoas com deficiência visual, baixa visibilidade ou daltônicas e, por isso, alteramos as cores do aplicativo para tons de azul neste ano.

Não custa lembrar que o app poderá ser utilizado para justificar a ausência ao pleito no dia da eleição e também após as eleições, contanto que o eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral ou possa comprovar, após o pleito, a impossibilidade do exercício do voto.

Confira o passo a passo para baixar o app:

Baixe o app do e-Título (Android iOS) e clique em “Começar no e-Título”.

Leia os termos de uso até o final e clique em “Concordo”.

Preencha os campos solicitados com os seus dados, como: nome, data de nascimento, selecione CPF ou número do título, nome da mãe e do pai. Caso o nome do pai ou da mãe não apareça na certidão de nascimento, marque a opção “Não consta”. Após concluir as informações, clique em “Entrar no e-Título”.

Responda as perguntas para validar o seu login no app e clique em “próximo”.

Crie uma senha com seis dígitos e repita no espaço abaixo para confirmar a escolha da senha. Após, clique em “Confirmar senha”.
Você já pode acessar seus dados na página inicial.
Após este processo, você já pode utilizar o seu título de eleitor para a votação nas eleições federais e estaduais, que ocorrem juntas, e nas municipais que ocorrem em dois anos.