ELEIÇÕES 2024: Chapas em Mamanguape começam a se desenhar e a disputa promete ser umas das mais acirradas da Paraíba
Muitos dizem que 2024 está longe, mas para o mundo político, o próximo ano já é logo ali, na próxima esquina. Na cidade de Mamanguape, conhecida como a capital do Vale – rainha do vale, as eleições municipais de 2024 promete ser uma das mais acirradas na Paraíba.
Os dois principais grupos políticos da cidade conseguiram eleger um nome para Assembleia Legislativa. De um lado, a deputada Danielle do Vale (Republicanos). A sua mãe, Eunice Pessoa, é a atual prefeita de Mamanguape. O agrupamento político já disse que vai lançar o vice-prefeito Zenóbio Rodrigues (PSB) como candidato à sucessão. Todo candidato apoiado por Prefeitura é forte, e tende a sair na frente. Zenóbio, inclusive, deve contar com o apoio do senador Efraim Filho e o deputado federal Hugo Motta.
Como vice de Zenóbio são especulados 3 vereadores da base da prefeita: Rany Veríssimo (presidente), Lito de Pitanga e Neto Belino. Fala-se ainda nos empresários Miltinho da Beira Rio e Napoleão Rodrigues.
Na oposição, o deputado Eduardo Brito (SD), crítico da atual gestão, já colocou seu nome à disposição. Nos bastidores, especula-se que Brito possa ter como vice em sua chapa o empresário Leo Veríssimo ou a esposa Baby Helenista. O primeiro foi um dos principais apoiadores da sua campanha em 2022. O parlamentar carrega a experiência de ex-vereador, prefeito por dois mandatos, e é tido como líder das oposições de Mamanguape. Ele pode ter a aliança do deputado federal Aguinaldo Ribeiro.
A troca de farpas entre Danielle e Eduardo no plenário da Assembleia Legislativa tem sido constante. O embate promete se tornar ainda mais acalorado com a proximidade do pleito.
Como terceira via, aparece o médico Gabriel Fernandes, filho do ex-deputado estadual Ariano Fernandes. Eles representam o MDB de Mamanguape. Fale-se ainda no empresário Davi Fernandes, primo de Gabriel. Os Fernandes fazem parte da história política do município.
Outro nome que pode aparecer é o do Vereador Barrinha. Ele pode ser candidato pelo Rede Sustentabilidade. Se confirmar a candidatura pode ganhar o apoio do deputado Chió.
Agora, se o ex-governador Ricardo Coutinho vir apoiar algum dos candidatos, o escolhido sairá na frente. Ricardo é muito querido em Mamanguape.
A disputa pelo apoio de João Azevêdo
O PSB, partido de João Azevêdo, recebeu durante evento filiações de importantes prefeitos e lideranças políticas de todo o estado. Entre os nomes anunciados, está o do vice-prefeito de Mamanguape, Dr. Zenóbio.
Eunice é aliada do deputado federal e presidente estadual do Republicanos, Hugo Motta. Em bastidores, havia uma expectativa de que ela e o seu sucessor no município pudessem se filiar ao Republicanos, o que acabou não ocorrendo
Dr. Zenóbio e a prefeita Eunice comandam a legenda na cidade e deverá realizar um grande ato de filiações em breve em Mamanguape.
Já Eduardo Brito voltou a base do governo, após articulações de Aguinaldo Ribeiro. Ele foi eleito pelo Solidariedade, partido que apoia o governador na Assembleia Legislativa. Apesar dele está na Solidariedade, nos bastidores surge a informação de que ele vai se filiar ao PP.
O parlamentar afirmou que as ações do governador, especialmente no segundo mandato, o fizeram aderir novamente à situação.
Em tese, o apoio de João para qualquer um dos candidatos de Mamanguape não foi oficializado, apesar de uma certa inclinação para o grupo de Danielle do Vale. Por isso, os próximos meses serão decisivos para a formalização desse apoio por parte do governador.