ELEIÇÕES 2024: Grupos de Verissinho e Pollyanna aparecem como favoritos em Pombal, mas nomes da terceira via podem surpreender

As articulações para as eleições municipais de 2024 estão a todo vapor. Uma das disputas mais interessantes será no sertão da Paraíba, mas precisamente em Pombal.

A quarta cidade mais antiga do estado, é um dos municípios mais divididos politicamente da Paraíba. Dois grupos tem conquistado o poder nos últimos 25 anos, os Dutras/Feitosas e o Prefeito Verissinho.

Abmael de Sousa Lacerda, mais conhecido como Doutor Verissinho, foi eleito Prefeito pela primeira vez em 1996, se reelegendo nas eleições de 2000.

Em 2004, um estreante na política, conseguiu a primeira vitória do PT na cidade, mudando os rumos da política pombalense. Seu nome era Jairo Vieira Feitosa. Jairo foi o primeiro marido de Pollyanna Dutra e acabou falecendo tragicamente em 26 de setembro de 2007, aos 34 anos, em um acidente automobilístico no quilômetro 388, da BR-230, próximo à São Bentinho.

Após sua morte, brigas políticas entre o grupo de Feitosa e o grupo de Verissinho, só acirraram o clima da cidade. Essas diferenças foram para às urnas, quando Pollyanna enfrentou a esposa do ex-Prefeito Mayenne Bandeira. Dutra foi eleita ao atingir 10.010 votos (52,12%).

A disputa se repetiu em 2012, em uma eleição ainda mais acirrada, quando Pollyanna conseguiu se reeleger, com uma margem mínima de votos, 50,39% x 49,61% de Mayenne. A reeleição da Prefeita, foi contestada pelo grupo de Verissinho que entrou com uma ação na justiça questionando um suposto terceiro mandato de mesmo grupo familiar.

A ação se arrastou até 2014, quando o STF decidiu que Pollyanna poderia continuar no mandato. O relator do caso, o falecido Ministro Teori Zavascki que entendeu que a então Prefeita não se beneficiou do mandato de Jairo Feitosa, porque ele faleceu quando era prefeito, sem ainda ter concluído o tempo de governo.

Após ter sido eleito Deputado Estadual em 2006 e ter desistido da reeleição em 2010, por ter seu pedido de registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em função de contas rejeitadas no período em que foi prefeito de Pombal. Verissinho volta a disputa em 2016, enfrentando Paulo Fragoso, candidato apoiado por Pollyanna, o ex-Prefeito venceu mais uma disputa acirrada, voltando pela terceira vez a prefeitura de Pombal.

Em 2020, Pollyanna que tinha sido eleita Deputada Estadual em 2018, decidiu colocar a irmã Kevia Werton, como nome do grupo contra Verissinho. Mas um nome da terceira via conectado a Dutra, também participou do pleito. O irmão de Jairo Feitosa, o seu ex-Cunhado José Feitosa concorreu pelo PSB, atingindo apenas 2,43% dos votos, mas o que acabou atrapalhando Kevia, que perdeu as eleições para Verissinho, por menos de 2%.

Falando em 2024, teremos os três mesmos grupos confirmados, com uma novidade podendo surpreender nessa disputa. Vamos conhecer os prováveis candidatos:

O candidato natural a sucessão de Verissinho é o seu vice Claudenildo Alencar Nóbrega, mais conhecido por Galego da Gavel. Galego foi o vice do grupo nas últimas três eleições, uma com Mayenne e duas com Verissinho.

Em uma entrevista recente a um programa de rádio, o Prefeito desconversou sobre quem seria o seu candidato, afirmando que só irá se pronunciar em 2024. Fontes também afirmam que a sobrinha da esposa de Verissinho, que também é Secretária de Saúde do munícipio, Rayanne Bandeira pode ser a escolhida do Prefeito, que preferiria de acordo com as fontes, um nome da família para lhe suceder.

O grupo de Pollyanna também está dividido entre dois nomes. a irmã Kevia Werton teve uma ótima votação em sua disputa política, e tem a vantagem de já ter sido testada contra o grupo de Verissinho.

Mas a informação é que no momento, o escolhido, será o empresário Silvanio do Ó. Silvanio é de uma família tradicional da cidade e tem estreitos laços com a família Dutra, contribuindo financeiramente com as campanhas de Pollyana e a de Kevia em 2020.

O Deputado Estadual Gilbertinho, aparece como uma provável surpresa em Pombal. O ex-Prefeito de Lagoa teve uma ótima votação na cidade nas eleições passadas, mas de acordo com as fontes, isso se deu a um atraso na definição do Prefeito em definir quem seria o seu candidatos na disputa a Assembleia.José Feitosa confirmou nesse fim de semana que irá concorrer mais uma vez em 2024. Desta vez ele será candidato pelo PT, com apoio do Deputado Federal, Luiz Couto, que afirmou em entrevista, ser contra uma possível volta de Pollyanna aos quadros do partido do Presidente Lula.

A maioria dos Vereadores que apoiou Gilbertinho em 2022, é da base de Verissinho e os jornalistas acreditam que o Deputado possa fazer parte da eleição, participando da chapa do grupo do Prefeito, apontando um nome para Vice.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de ‘rachadinha’ estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça 11 de julho de 2024 DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de 'rachadinha' estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça Republicanos vai apoiar Jhony se o PSB fechar com Nilvan; Lucena já tem chapas definidas; e candidatura do PT em Santa Rita está mantida 10 de julho de 2024 Republicanos vai apoiar Jhony se o PSB fechar com Nilvan; Lucena já tem chapas definidas; e candidatura do PT em Santa Rita está mantida DESTAQUES: Eva Gouveia não vota em Rosália; Republicanos desiste de Romero; e Cabo Gilberto aparece ao lado Milei e Bolsonaro 9 de julho de 2024 DESTAQUES: Eva Gouveia não vota em Rosália; Republicanos desiste de Romero; e Cabo Gilberto aparece ao lado Milei e Bolsonaro DESTAQUES: Pesquisa de Santa Rita aponta para mudança de candidato; Corrinha Delfino alega que foi vítima de golpe; e Queiroga opina sobre candidatos indo em bairros controlados por traficantes 8 de julho de 2024 DESTAQUES: Pesquisa de Santa Rita aponta para mudança de candidato; Corrinha Delfino alega que foi vítima de golpe; e Queiroga opina sobre candidatos indo em bairros controlados por traficantes

Está no Hype

Go to Top