ELEIÇÕES 2024: PT tenta se fortalecer na Paraíba lançando candidaturas próprias em diversas cidades; VEJA NOMES

O Partido do Trabalhadores da Paraíba (PT/PB) já começou as articulações para lançar “candidaturas próprias” no Estado. Na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa, o mais cotado para disputa é o ex-prefeito interino, Jefferson Kita (PT).

Em entrevista concedida ao Blog, ele confirmou a pré-candidatura na terra dos caranguejos (Bayeux) em 2024. “Sim, desde o começo (das movimentações políticas) a gente se lançou como pré-candidato do PT. A gente já está nas ruas. Estamos esperando terminar o PEDEX do partido para fazer um ato e oficializar”, disse Kita.

Seu nome conta com o apoio de figuras importantes da política. “Temos um grupo muito forte politicamente. Composto por vários suplentes, lideranças e ex-vereadores. Entre eles os deputados João Gonçalves e Murilo Galdino”.

O ex-prefeito ainda destacou que busca o apoio do governador João Azevêdo. “Estamos construindo o apoio do governo também. Estamos bem avaliados. Nas pesquisas internas da gente (do partido) estamos entre os dois primeiros colocados”, frisou.

Sobre o vice-prefeito da chapa, Kita afirmou que será uma escolha feita mais na frente, baseada em uma pesquisa interna. “A gente está construindo! Estamos conversando com a oposição. E dentro dessa discussão vamos avaliar o melhor nome para disputa. A pesquisa será um caminho importante para isso”, assegura Kita.

Picuí

Em Picuí, uma pequena cidade localizada na região da Borborema, no Seridó Oriental Paraibano, as articulações do grupo de situação já estão a todo vapor. O atual prefeito, Olivânio Remigio (PT), não pode mais disputar a reeleição, pois exerce o segundo mandato à frente da gestão municipal.

Ele tem evitado falar publicamente sobre o assunto. E, quando questionado, se limita a dizer que só fala sobre o assunto no próximo ano, conforme informações de moradores e jornalistas da imprensa local.

Embora, Olivânio tenha se esquivado de falar sobre o assunto, nos bastidores circula a informação de que o escolhido para sucessão deverá ser um candidato do PT. Conforme apurado pelo Blog, o vereador Ranieri Ferreira (PT), mais votado na última eleição, é o favorito para cabeça de chapa.

Caaporã

Em Caaporã, no litoral sul paraibano, Isabele Adjanir (Didi), pode ser a escolhida do grupo de situação para concorrer ao pleito. O prefeito Kiko Monteiro cumpre seu segundo mandato e, portanto, deve se retirar da prefeitura ao fim de sua gestão.

Didi deve enfrentar a oposição formada pelos vereadores Elias Nazário, Otto Mariano e Biu de Zezé, além do ex-vice-prefeito Saulo Veloso, o ex-candidato a prefeito Chico Nazário e várias outras lideranças.

João Pessoa

Em João Pessoa, a direção do PT municipal já informou que a legenda vai trabalhar pela unidade partidária e pela candidatura própria do PT, em 2024.

Dois nomes circulam nos bastidores: Cida Ramos e Luciano Cartaxo. Ambos aguardam as orientações do novo presidente do PT da Capital, Marcos Túlio Campos, que vai definir o rumo e a tática eleitoral da legenda.

A previsão é que a chapa eleitoral completa seja divulgada no início do próximo ano.

Santa Rita

O Partido dos Trabalhadores de Santa Rita cogita a pré-candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho. A decisão foi homologada em ata e aguarda a aprovação das executivas nacional e estadual.

“Diante da leitura do contexto político municipal, vimos à importância da FE Brasil lançar candidatura a prefeito e vereadores em nossa cidade e assim, portanto, foi deliberado em consenso o encaminhamento para direção nacional do nome do companheiro Ricardo Coutinho como pré candidato a prefeito de nossa cidade, essa decisão também será encaminhada para instância estadual”, diz o documento divulgado pela Federação Brasil, comandado por PT, PC do B e PV.

Ricardo foi prefeito de João Pessoa por duas vezes e governador do estado por oito anos. Ele está fora dos cargos públicos eletivos desde 2019, quando deixou o Palácio da Redenção.

O que diz o presidente estadual do PT?

Em contato com o Blog, o presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, confirmou as possíveis pré-candidaturas de Jefferson Kita, em Bayeux, e Isabele Adjanir (Didi), em Caaporã. Ele também admitiu a informação de que o prefeito Olivânio Remigio (PT) vai escolher um candidato do PT em Picuí.

“Kita, em Bayeux, e em Caaporã, Didi, que é a vice-prefeita .O processo está começando. Têm candidaturas que vão surgindo com o decorrer do processo. Mas, em Picuí, Olivânio vai apoiar outro candidato. Diz que tem que ser do PT”, afirmou Jackson.

Sobre João Pessoa, ele não confirmou nenhum candidato. “Em João Pessoa temos uma discussão interna em torno do nome de Cida e o nome de Luciano Cartaxo. Isso ainda vai ter uma definição nas plenárias e prévias do PT”, explicou.

Jackson ainda deixou claro que o PT não tem meta de candidaturas no Estado. “A gente não tem meta de candidaturas. Mas a ideia é voltar a disputar bem o estado e dobrar a nossa bancada de vereadores, no mínimo, aqui na Paraíba. Ou mais do que isso, né? Voltar a ter uma boa bancada de vereadores em todo o estado”, frisou Jackson.

Além dos candidatos citados, existem as especulações de Lenildo Morais, em Patos; Kleitinho, em Cabaceiras; e Marcelino, em Catolé do Rocha.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta ‘cobra’ que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados 24 de abril de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta 'cobra' que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla’s Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! 23 de abril de 2024 DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla's Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa 22 de abril de 2024 NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 22 de abril de 2024 DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% 

Está no Hype

Go to Top