Blog Gutemberg Cardoso

ELEIÇÕES 2024: Veja quem são os candidatos a prefeito e quem lidera a corrida eleitoral nas capitais do Brasil

As eleições municipais de 2024 acontecem nos dias 6 e 27 de outubro. Cerca de 100 milhões de brasileiros vão às urnas para escolher quem serão os próximos prefeitos e vice-prefeitos nos mais de 5,5 mil municípios do país.

Após os registros das chapas, os partidos políticos anunciaram oficialmente seus candidatos e agora vão para as ruas começar a campanha eleitoral.

Nas capitais do Brasil, o clima já está pegando fogo entre os candidatos da disputa. Em busca de ilustrar isso melhor, o Blog do Gutemberg Cardoso fez um levantamento apontando os nomes e quem aparece como favorito nas 26 principais cidades do território nacional. Confira:

João Pessoa (PB)

Cícero Lucena, do Progressistas, é o favorito na capital paraibana. Nascido em 5 de agosto de 1957, em São José de Piranhas, Lucena está no terceiro mandato como prefeito de João Pessoa. Ele foi eleito pela primeira vez em 1996, reeleito em 2000 e novamente eleito em 2020.

Rio Branco (AC)

Na disputa pela Prefeitura de Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom (PL) e o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) aparecem tecnicamente empatados na liderança em intenções de voto. Lula apoia o emedebista e Bolsonaro, o pré-candidato do PL.

Manaus (AM)

Em Manaus, a disputa aparece tecnicamente empatada entre o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), de apenas 23 anos, e o atual prefeito, David Almeida (Avante). O Capitão Alberto Neto (PL), apoiado por Bolsonaro, aparece em terceiro. Roberto Cidade (União Brasil) e Marcelo Ramos (PT) também se mostram como candidatos competitivos com dois dígitos na disputa.

Macapá (AP)

O prefeito de Macapá, Antônio Furlan (MDB), é franco favorito a obter mais um mandato. Seus perseguidores são o ex-deputado estadual Paulo Lemos (PSOL) e a ex-vereadora e deputada federal Aline Gurgel (Republicanos).

Belém (PA)

O atual prefeito, Edmilson Rodrigues (PSOL), está vivendo uma crise política nas pesquisas. Com alta rejeição, ele viu o deputado federal delegado Éder Mauro (PL), apoiado pelo ex-presidente Bolsonaro, assumir a liderança nas últimas pesquisas. O deputado estadual, Igor Normando (MDB), aparece em segundo e tem o apoio do governador Helder Barbalho (MDB).

Porto Velho (RO)

As pesquisas eleitorais mostram que Mariana Carvalho (União Brasil) lidera as intenções de voto seguida por Léo Moraes (Podemos), no cenário estimulado. Vinícius Miguel (PSB) e Euma Tourinho (MDB) aparecem logo atrás, mas ambos sem grande porcentagem de votos.

Boa Vista (RR)

Arthur Henrique, atual prefeito de Boa Vista, foi oficializado pelo MDB como candidato à reeleição. Com 42 anos, ele tem uma gestão bem avaliada e conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, que indicou o vice da chapa, o médico ortopedista Marcelo Zeitoune. Conforme os levantamentos mais recentes, ele é apontado como favorito em mais um pleito.

Palmas (TO)

A capital do Tocantins tem a pré-candidata apoiada por Bolsonaro, Janad Valcari, na liderança isolada. Eduardo Siqueira Campos aparece em segundo, Júnior Geo (PSDB) em terceiro e Lucia Viana (PSOL) em quarto.

Maceió (AL)

Em pesquisas divulgadas recentemente, o atual prefeito, JHC, está em liderança isolada na corrida à Prefeitura da capital alagoana, com chance de reeleição em primeiro turno. Ele é apoiado por Bolsonaro, que possui grande influência na cidade.

Salvador (BA)

Na capital da Bahia, o atual prefeito, Bruno Reis (União), ruma como folga à reeleição, com alta taxa de aprovação. Os adversários somados não conseguem nem metade das intenções de votos de Reis. O principal concorrente na disputa é o vice-governador do estado, Geraldo Júnior (MDB), seguido por Kleber Rosa (PSOL).

Fortaleza (CE)

Em Fortaleza, a disputa envolve o ex-deputado federal Capitão Wagner (União), o atual prefeito, José Sarto (PDT), André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT). Nas últimas pesquisas, Wagner aparece à frente, mas vê Sarto se aproximando. O pré-candidato do PL, inclusive, é um concorrente direto do ex-deputado federal por disputar votos da direita e o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Outro nome na direita que está no pleito é o senador Eduardo Girão (Novo).

São Luís (MA)

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, lidera a disputa na cidade. Com 48 anos, ele está concorrendo à reeleição pelo Partido Social Democrático (PSD). Braide é advogado formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e possui uma longa trajetória política.

Recife (PE)

A capital pernambucana aponta uma eleição que já parece resolvida desde o início do ano. O atual prefeito João Campos (PSB) lidera com mais de 70% em boa parte das pesquisas. No geral, sua gestão é bem avaliada e ele também conta com grande popularidade nas redes sociais.

Teresina (PI)

O ex-prefeito Silvio Mendes (União Brasil) é o favorito para a disputa pela prefeitura de Teresina em 2024. Ele governou a cidade de 2005 a 2010, quando estava no PSDB, e foi o segundo colocado na eleição para o governo do Piauí em 2022, já pelo União Brasil. Na ocasião, ele foi derrotado por Rafael Fonteles.

Natal (RN)

Ex-prefeito de Natal (RN), Carlos Eduardo (PSD) lidera as pesquisas de intenção de voto. Ele busca retornar ao comando do Executivo municipal, que ocupou de 2013 a 2018, quando deixou o cargo para concorrer a governador do Rio Grande do Norte, mas não foi eleito. Na última eleição, em 2022, Carlos Eduardo se candidatou ao senado, mas não foi eleito.

Aracaju (SE)

Na capital sergipana, a candidata apoiada pelo ex-presidente Bolsonaro, Emilia Correa, está em primeiro lugar. A pleiteante do PT, por outro lado, aparece com apenas 1% das intenções de voto. De acordo com o cenário político local, Emilia pode vencer ainda no primeiro turno.

Goiânia (GO)

O embate ficará entre os nomes de Sandro Mabel (UB), Gustavo Gayer (PL) e Adriana Accorsi (PT). Com acirramento nas pesquisas, a disputa vai girar em torno de quem consegue influenciar o maior número de votos para definir o pleito. No momento, o favoritismo é para candidata petista, embora isso possa mudar nas próximas semanas.

Campo Grande (MS)

Rosiane Modesto de Oliveira, mais conhecida como Rose Modesto, é candidata à prefeitura de Campo Grande pelo partido União Brasil. Rose Modesto foi vice-governadora de Mato Grosso do Sul de 2015 a 2019 e deputada federal de 2018 a 2022. Conforme as pesquisas mais recentes, ela está na liderança da corrida eleitoral.

Cuiabá (MT)

José Eduardo Botelho, atualmente deputado estadual por Mato Grosso, aparece na frente com pequena vantagem. Ele foi presidente da Assembleia Legislativa de MT desde 2017. É engenheiro elétrico e matemático, e iniciou sua carreira política como deputado estadual em 2014 pelo PSB. Em 2018, foi reeleito pelo Democratas e, em 2022, ingressou no União Brasil.

Vitória (ES)

Na capital capixaba, os candidatos apoiados por Lula e Bolsonaro, João Coser e Capitão Assumção, respectivamente, aparecem atrás do atual prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que tem chance de se reeleger no primeiro turno.

Belo Horizonte (MG)

Na capital mineira, o deputado federal Rogério Correia (PT) e o deputado estadual Bruno Engler (PL) aparecem empatados. Quem lidera no momento é Mauro Tramonte (Republicanos). Ele também vence seus principais adversários em projeções de segundo turno.

Rio de Janeiro (RJ)

No Rio, o prefeito Eduardo Paes (PSD) lidera a disputa com folga, com chance de reeleição em primeiro turno. Ele é apoiado por Lula e tenta se reeleger para mais um mandato na prefeitura. O delegado Ramagem (PL) é o pré-candidato que tem o apoio de Bolsonaro.

São Paulo (SP)

O cenário na capital paulista, nas últimas pesquisas divulgadas mostram um cenário incerto. O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) segue atrás do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) na liderança, mas viu o influenciador Pablo Marçal (PRTB) “roubar” votos nas últimas semanas.

Curitiba (PR)

Na capital do Paraná, a disputa ainda aparece aberta para ambos os lados. O atual vice-prefeito, Eduardo Pimentel (PSD), aparece na frente, mas longe de ter uma margem confortável. As próximas semanas serão decisivas para os candidatos.

Florianópolis (SC)

Topázio Silveira Neto é o candidato à reeleição para a prefeitura de Florianópolis. Ele foi eleito vice-prefeito em 2020 e assumiu o cargo depois da renúncia do então prefeito Gean Loureiro em 2022. No atual pleito municipal, ele aparece como franco favorito na disputa.

Porto Alegre (RS)

Após o desastre ocasionado pelas enchentes, Porto Alegre viu o cenário das eleições mudar. O atual prefeito, Sebastião Melo (MDB), que liderava as intenções de votos de forma isolada, viu seu capital eleitoral diminuir e a deputada federal Maria do Rosário (PT) encostar em sua porcentagem de votos. Hoje, a dupla aparece tecnicamente empatada nas pesquisas, com margem para Rosário ultrapassar ou empatar de vez com o gestor da capital.