Blog Gutemberg Cardoso

ELEIÇÕES EM ALHANDRA: Disputa promete ser acirrada e três nomes despontam como possíveis candidatos; veja quem são

As eleições municipais de 2024 começou a agitar os municípios paraibanos. Na cidade Alhandra, na zona da mata, o atual prefeito Marcelo Rodrigues vai em busca da reeleição na próxima disputa majoritária. Para compor sua chapa, dois nomes aparecem como favoritos. A atual vice Josilda Vieira (Zilda do Varejão) e o vereador Daniel Miguel, que, recentemente, era oposição, mas aderiu a gestão do prefeito.

Na Câmara Municipal, o seu nome consta no apoio da grande maioria. Dos 11 vereadores, 9 estão ao seu lado. São eles: Manoel do Posto, Daniel Miguel, Moizes Marinho, Del do Mercadinho, Sargento Val, Chico, Edvaldo Salvino, Irmão Beto e Francis Pontes.

Com as adesões dos parlamentares municipais, Marcelo também recebeu o apoio do ex-vereador Duy Braga, do ex-vereador Beto Januário, do ex-vereador Claudio Januário e do ex-vice-prefeito, Lêdo Salvino.

Marcelo Rodrigues também pode contar com grandes nomes ao seu lado. Na última eleição, ele comemorou a vitória do seu candidato ao congresso, o deputado federal, Aguinaldo Ribeiro que obteve em Alhandra, 4.295, enquanto Murilo Galdino obteve apenas 2.812 votos.

Para o senado, o prefeito de Alhandra também comemorou a vitória no município, pois a candidata Pollyanna, teve 4.473 votos, enquanto Efraim, teve apenas 3.441 votos, seguido de Bruno Roberto com 1.886.

Além destes nomes, o prefeito terá em seu palanque o senador e vice-presidente do senado federal Veneziano Vital do Rêgo. Venê comanda o MDB, atual partido do gestor.

Oposição

No campo da oposição, não existe nenhuma chapa consolidada. Entretanto, alguns nomes já circulam nos bastidores da política local. Entre eles: o ex-prefeito da cidade de Alhandra Renato Mendes e o empresário Elivaldo do Inhame.

Além destes, cogita-se também a candidatura de Israel José que foi secretário de obras do atual prefeito, durante a primeira passagem de Marcelo Rodrigues na prefeitura, entre 2013 e 2016. Ele seria uma possível terceira via para aqueles que não se identificam com nenhum dos candidatos.

O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos), que disputou a última eleição em 2020, vinha sendo mais uma vez o principal nome da oposição. No entanto, em junho deste ano, ele decidiu retirar seu nome do pleito municipal.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, o parlamentar defendeu a união da oposição na cidade para enfrentar a disputa contra o atual gestor.

“Já têm vários nomes, não só um, como têm vários. A gente está estudando todo esse processo para anunciar o nome que vai concorrer pela oposição lá (em Alhandra)”, garantiu.

União e Frente Ampla

Ainda neste ano, durante reunião com o deputado federal Murilo Galdino, Branco Mendes se encontrou o ex-prefeito Renato Mendes e o empresário Elivaldo Firmino. Na ocasião ficou selada a união da oposição, em prol de uma chapa única.

No início do próximo ano, será realizada uma pesquisa pública para definir o melhor nome da oposição para disputar a prefeitura municipal.

“Aqui se inicia uma caminhada unidos e com o propósito de ouvir nossa população para definir quem será o candidato a prefeito do nosso grupo”, disse Branco Mendes.

O deputado Murilo colocou o partido Republicanos à disposição do grupo e garantiu atuar fortemente em Brasília para destinar recursos e emendas para Alhandra.

Ao que indica a disputa será bastante apertada na cidade. Por isso, as alianças serão fundamentais para os candidatos que deverão disputar a cadeira mais prestigiada da prefeitura.