As eleições municipais de 2024 acontecem no dia 06 de outubro, mas, na Paraíba, o clima nos bastidores já está pegando fogo. Em Araruna, no Agreste Paraibano, o atual prefeito Vital Costa não pode mais se reeleger pois está em seu segundo mandato à frente da Prefeitura.
Em 2020, ele foi reeleito com 50,83% dos votos válidos, cerca de 5.435 votos no total. Na eleição, o gestor derrotou Benjamin, que ficou em segundo lugar com 49,17% (5.257 votos). Como podemos ver, foi uma disputa bastante apertada, definida nos detalhes e nos últimos dias de campanha.
Já que agora não pode mais concorrer ao pleito municipal, ele precisa definir um substituto para continuar o legado de seu grupo político na região. Ao todo, circula nos bastidores o nome de 5 possíveis pré-candidatos, apontados como favoritos a sentar na cadeira ocupada pelo atual gestor.
Entre eles, aparece Availdo Azevedo, ex-prefeito da cidade e atual vice-prefeito. Ele seria a escolha mais segura por parte de Vital Costa. Sua aliança com o atual gestor já é de longa data, demonstrando a sintonia e respeito que ambos tem um pelo outro. Além disso, nas redes sociais, Availdo tem se mostrado muito atuante, mostrando sua rotina parlamentar e encontrando nomes importantes da política paraibana.
Outro nome bem avaliado pelo prefeito Vital, é o do vereador Rodolfo Cordeiro, que é presidente da Câmara Municipal. Ele foi eleito para o comando da Casa no segundo biênio (2023/2024). Sua pré-candidatura tem ganhado força nos bastidores, muito por causa da sua influência política na cidade. Além disso, ele próprio já se colocou à disposição para concorrer ao cargo.
Outros nomes que também estão na mesa do prefeito é o de Íkaro Morais; Advogado, Chefe de Gabinete da prefeitura de Araruna; Fábio Veriato; Secretário de Administração e Finanças; e Iran Motos; atual vereador na cidade.
Ademais, o prefeito Vital Costa possui o apoio de ampla maioria na Câmara Municipal. Além de Iran Motos e Rodolfo Cordeiro, os parlamentares Luís Martiniano, Júnior Costa, Odon Macêdo e Vavá Camilo compõem a base do atual gestor de Araruna.
E a oposição?
Do lado de oposição, há dois possíveis nomes, que são: Benjamin Maranhão; ex-prefeito de Araruna e ex-deputado federal; e Francisco Railton (Pepeta); atual vereador da cidade.
Em outubro deste ano, Benjamin foi reconduzido à presidência do MDB de Araruna. A posse aconteceu através das mãos do próprio presidente do MDB da Paraíba, o senador Veneziano Vital do Rêgo. Ele comandou a Convenção Municipal do partido em Araruna.
Inclusive, na ocasião, Benjamin teve o nome lançado como pré-candidato a prefeito em 2024. Nas eleições de 2020, ele fez uma disputa bastante acirrada com Vital Costa.
A convenção de pré-candidatura de Benjamin ocorreu no auditório do campus da Universidade Estadual da Paraíba e reuniu mais de 400 pessoas, entre convencionais e simpatizantes do partido na cidade e região.
Em sua fala, Benjamin agradeceu a presença de Veneziano e destacou a força do MDB em Araruna, partido que mantem o legado do ex-governador e ex-senador José Maranhão. Ele disse que aquele momento era importante para a cidade, pois marcava, também, o lançamento de seu na campanha
Por sua vez, o vereador Pepeta tem sido apontado pela imprensa local como uma alternativa viável, mas ao que tudo indica, ele irá apoiar Benjamin, tendo em vista que o cenário é mais favorável para seu colega de partido. Talvez, uma vaga de vice possa surgir, embora qualquer hipótese nesse sentido seja ainda muito improvável.
Na base do grupo oposicionista – aqueles que irão apoiar Benjamim – estão os vereadores Antonio Natanael, Luiz Azevedo (Lulinha), Naldo de Zé de Neco e Hélio Texeira. Além deles, o ex-vereador Antônio Jacinto, o empresário Tiquinho Pereira e os suplentes Antônio de Lígia e Lurdinha Odon, completam a aliança formada pelo grupo da oposição.
Enquete Polêmica Paraíba
O Polêmica Paraíba promoveu no mês de outubro uma enquete para saber do leitor em quem ele votaria para prefeito de Araruna, caso as eleições fossem hoje.
Todos os nomes citados nesta matéria foram colocados na pesquisa. O resultado dela na íntegra você pode conferir aqui (só clicar).