ELEIÇÕES EM AREIA: Quatro nomes concorrem à Prefeitura; disputa promete ser acirrada; veja quem são

A cidade de Areia, no Brejo Paraibano, está na expectativa de mais uma eleição municipal. A atual prefeita, Silvia Cunha Lima vai em busca da reeleição para comandar mais uma vez a cidade. Em 2020, ela obteve 53,25% dos votos válidos, contra 44,38% do seu adversário João Francisco.

Sua vitória foi resultado de uma aliança entre seu esposo, o ex-prefeito Dr. Elsinho, e o deputado Tião Gomes, que na época retirou a candidatura de sua filha Aparecida, praticamente entregando a eleição para Dra. Sílvia.

Porém, atualmente, a prefeita encontra-se distante do deputado Tião. Em 2022, os dois anunciaram rompimento de uma aliança duradoura. O motivo, segundo informações de bastidores, seria o fato da prefeita e o seu grupo ter aderido a Veneziano Vital do Rêgo (MDB) nas vésperas da eleição, enquanto ele defendeu a reeleição de João Azevêdo (PSB) desde a pré-campanha.

Hoje, o principal apoio de Dra. Sílvia é seu esposo, Dr. Elsinho. Além disso, ela conta com o respaldo de várias lideranças, tais como o próprio senador Veneziano Vital do Rêgo e o deputado federal Dr. Damião Feliciano, bem como de alguns vereadores, entre eles Dinha, Edgley, Betinho e JÉ.

Como está a oposição

O ex-prefeito João Francisco tem sido apontado como um dos nomes mais fortes na disputa. João conquistou uma votação expressiva e uma vitória significativa ao disputar as eleições de 2016 ao lado de Marília Perazzo, mãe do ex-prefeito Dr. Elsinho.

No entanto, em 2020, mesmo desfrutando de boa aprovação popular, João optou por não manter a mesma chapa vitoriosa de 2016. Insistiu em formar uma chapa pura, escolhendo pessoalmente Hélio Lima como seu vice, que até então ocupava o cargo de secretário da gestão.

Contudo, devido à falta de poder de articulação e ao estilo peculiar de tratar as pessoas, João perdeu a reeleição. A união entre os grupos liderados por Tião e Elsinho também contribuiu para esse resultado.

Os principais apoiadores eleitorais de João Francisco são o deputado estadual Eduardo Carneiro, o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima, o ex-governador e ex-senador Cássio Cunha Lima, além do ex-prefeito Ademar Paulino e dos vereadores João Paulo e Irisvaldo.

Outra que deve aparecer é a filha de Tião Gomes, Aparecida Gomes. Em 2016, Aparecida concorreu como candidata a vice-prefeita na chapa de reeleição de seu tio, porém sem sucesso. Já em 2020, optou por retirar sua candidatura em um momento crucial, unindo-se a Dra. Silvia para derrotar o ex-prefeito João Francisco. Essa aliança, considerada histórica, perdurou até o fim das eleições estaduais de 2022, quando o grupo da prefeita não retribuiu o apoio que recebeu do grupo liderado pelo deputado Tião em 2020, resultando em uma votação muito abaixo do esperado para o parlamentar.

Os principais apoiadores eleitorais de Aparecida são o deputado estadual Tião Gomes, o deputado federal Gervasio Maia e o governador da Paraíba, João Azevedo. Além deles, conta com o respaldo de diversos políticos e lideranças, como o vice-governador Lucas Ribeiro, a senadora Daniella Ribeiro, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, os ex-prefeitos Paulo Gomes e Adria Perazzo, o ex-vice-prefeito Tavares Sobrinho e as vereadoras Penas da Usina e Vanilda de Chã da Pia, sendo esta última a presidente da Câmara Municipal.

Um nome que corre por fora, mas que tem apoio na cidade, é o do empresário Mano Motos. Ele é recém-chegado no mundo da política, e possui prestígio no bairro da Jussara, o maior bairro da cidade. Em 2020, ele ajudou a eleger dois vereadores com votações expressivas. Já em 2022, seus candidatos obtiveram uma votação satisfatória no município, elevando o nome de Mano como uma liderança política em Areia.

Mano conta com o apoio de importantes figuras políticas, como o deputado estadual Fábio Ramalho, o senador Efraim Filho e o ex-deputado federal Julian Lemos, além dos vereadores Sérgio do Bar e Nelma Carneiro, bem como outras lideranças locais. Caso não saia como candidato direto, ele pode ter o nome envolvido como vice-prefeito em alguma chapa.

Fora os três citados, nos últimos dias, o nome do empresário e professor Leonardo Andrade começou a circular nos bastidores. Sua pré-candidatura teria o apoio do ex-prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues.

Assim, o cenário da cidade de Areia vai se desenhando para 2024. Os próximos episódios prometem para essa cidade conhecida pelo grande número de engenhos e por suas riquezas culturais.

*Redação com informações do Politicando Areia

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Romero não disputa a prefeitura de Campina Grande! 10 sinais para essa decisão – Por Gutemberg Cardoso 27 de maio de 2024 Romero não disputa a prefeitura de Campina Grande! 10 sinais para essa decisão - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Karla do Conde não apoia mais Mersinho nem Eduardo Carneiro; Sara Cabral fora das eleições 2024; e qual o motivo do silêncio Queiroga e Queiroz 24 de maio de 2024 DESTAQUES: Karla do Conde não apoia mais Mersinho nem Eduardo Carneiro; Sara Cabral fora das eleições 2024; e qual o motivo do silêncio Queiroga e Queiroz Se Lula pedir a vaga de vice de Cícero para o PT, João Azevêdo e o PSB cederiam?: Por Gutemberg Cardoso 23 de maio de 2024 Se Lula pedir a vaga de vice de Cícero para o PT, João Azevêdo e o PSB cederiam?: Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Se Romero desistir para onde irão os eleitores que são contra Bruno?; Em Bayeux, vice de Taciana pode ser Kita; e Secretário deve ir à ALPB 22 de maio de 2024 DESTAQUES: Se Romero desistir para onde irão os eleitores que são contra Bruno?; Em Bayeux, vice de Taciana pode ser Kita; e Secretário deve ir à ALPB DESTAQUES: PT quer Cartaxo prefeito e Cida vice; Tovar nega candidatura de Romero em junho; e Edinho Silva vai substituir Gleisi Hoffmann 21 de maio de 2024 DESTAQUES: PT quer Cartaxo prefeito e Cida vice; Tovar nega candidatura de Romero em junho; e Edinho Silva vai substituir Gleisi Hoffmann

Está no Hype

Go to Top