ELEIÇÕES EM BANANEIRAS: Prefeito tenta se reeleger com apoio de João Azevêdo; nomes da oposição já começam a surgir nos bastidores; VEJA QUEM SÃO
O desenho político da oposição e situação do município de Bananeiras, no Brejo paraibano, está começando a se desenhar. O Prefeito da cidade, Matheus Bezerra, busca a reeleição para manter a tradição de seu grupo político.
Em 2020, ele teve 58,23% dos votos. Foram 7.693 votos no total. O então candidato derrotou Guga Aragão, que ficou em segundo lugar com 40,80% (5.391 votos).
Em entrevista ao Blog do Gutemberg Cardoso, o gestor municipal confirmou sua candidatura. “Sou candidatíssimo. Graças a Deus temos uma aprovação muito grande, o que nos credência a renovação do nosso mandato”, afirmou.
Recentemente, ele trocou o MDB pelo PSB do governador João Azevêdo, ganhando um importante apoio.
“A meta do partido é superar os 80 gestores municipais. O que daria mais que 1/3 de todas as prefeituras paraibanas. Isso sem falar nos vice-prefeitos e centenas de candidatos a vereadores que estamos recebendo no partido, todos confiantes no crescimento do PSB e no excelente trabalho desenvolvido pelo governador “, afirmou o deputado federal Gervasio Maia, seu aliado.
Matheus Bezerra já afirmou que vai buscar o apoio de todos aqueles que querem o bem da cidade e o desenvolvimento de Bananeiras, inclusive de Hervázio, seu primo.
“Vamos buscar o apoio de todos aqueles que querem o bem da nossa cidade e o desenvolvimento de Bananeiras. Com certeza iremos aglutinar o maior número de pessoas possíveis para termos uma vitória esmagadora, para ser condizente com o que a população tem visto do nosso trabalho”, assegurou.
Oposição
O grupo de oposição ainda não tem nomes definidos. O ex-candidato a prefeito Guga Aragão pode aparecer novamente na disputa. Nos últimos anos, ele foi o principal opositor da gestão de Matheus Bezerra. Em seu currículo, ele acumula experiência como vereador, presidente da câmara e vice-prefeito.
Além dele, o ex-prefeito Douglas Lucena também poderia aparecer na disputa. Mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou sua inelegibilidade por 8 anos.
Na última eleição, ele concorreu ao cargo de deputado federal e obteve 3414 votos (27,52%), sendo o segundo mais votado na cidade, ficando atrás apenas de Ruy Carneiro. Porém, ele teve a candidatura barrada, em razão de ter tido suas contas julgadas irregulares pela Câmara Municipal, com aplicação de multa e imputação de débito.
Outros nomes que também circulam nos bastidores é o da ex-primeira dama Ana Virgínia e o da ex-prefeita Marta Ramalho.
Geralmente, a eleição na terra da banana costuma ser disputada. Nos últimos 20 anos, antes da última eleição (2020), a maior diferença entre candidatos à Prefeitura não chegou aos 700 votos num universo de 17 mil eleitores, conforme informações do blog do Heron Cid.
Desse período, o pleito mais acirrado foi entre Douglas Lucena (DEM) e Matheus Bezerra (MDB), quando o então prefeito venceu o emedebista – na época – por apenas 367 votos de frente.
De qualquer forma, ainda parece cedo para projetar o destino político da cidade. Os próximos meses trarão respostas definitivas para disputa eleitoral que irá ocorrer em 2024.