As eleições municipais de 2024 estão agitando os bastidores da política. Na cidade de Boqueirão, na mesorregião Borborema, o atual prefeito, Marcos Freitas, já anunciou que será pré-candidato à reeleição, ao lado do vice-prefeito Moizes Leal.
De acordo com Marcos, a gestão vem apresentando resultados positivos ao longo dos últimos anos. Além disso, segundo ele, o grupo está unido sob o comando do deputado estadual João Paulo Segundo (Progressistas). “Estou pronto, preparado e o povo querendo”, disse Marcos confiante em sua reeleição.
Ao seu lado, subindo no palanque, ele terá nomes de partidos aliados: PP, PSD e PL. Entre eles, os vereadores Mikael Leal, Josinaldo Porto, Tácio, Teta, Fábio Rodrigues, Luciano Lga, Lito Durval e Paulo César.
Marcos informou ainda que últimos detalhes estão sendo acertados para vencer a disputa. Além disso, nas próximas semanas, é previsto que novas alianças possam ser anunciadas. Uma delas é com o MDB municipal, comandado pelo presidente Alexandre Maciel. Em nota divulgada, o líder partidário afirmou que “em breve anunciará durante evento que está sendo organizado pela direção municipal seu posicionamento para o pleito que se avizinha.”
Em 2020, o prefeito Marcos Freitas foi eleito com 59,84% dos votos, cerca de 7.090 eleitores no total. O segundo colocado foi Edilson do Tomate, que ficou em segundo lugar com 40,16% (4.758 votantes).
A oposição se articula para divulgar nomes da chapa
Os grupos de oposição da cidade estão se movimentando para encontrar um nome viável para disputa. Sob o comando do ex-deputado Carlos Dunga, uma ala dos oposicionistas tem dois nomes para o trunfo: o ex-prefeito Carlos José e o médico Dr. Carlos Pedro, neto de Carlos Dunga. Na última semana, eles passaram a comandar o União Brasil municipal, atraindo o apoio de Efraim Filho para a disputa.
Já o grupo comandado pelo ex-candidato, Edilson do Tomate, deverá lançar o nome do pré-candidato a vice, tendo em vista que Edilson está inelegível. O ex-prefeito e ex-deputado João Fernandes também está entre os nomes lembrados para essa disputa.
O anúncio oficial e os escolhidos da chapa majoritária estavam previstos para serem anunciados no dia 16 de fevereiro. Contudo, por conta de imprevistos internos, a divulgação dos nomes foram adiados.
De acordo com João Fernandes as oposições de Boqueirão não precisam ter pressa para lançar candidatos e sim traçar estratégias. Ele concluiu dizendo que “Quem sabe espera acontecer”.
O grupo adiantou que deverá se reunir nos próximos dias para definição de nomes e partidos para o pleito municipal.