A eleição municipal de 2024 está pegando fogo em muitas cidades da Paraíba. Em Catolé do Rocha, no Sertão Paraibano, os eleitores já discutem suas preferências para o próximo pleito. O atual gestor, Laurinho Maia (UB), eleito em 2020, vai concorrer novamente ao cargo de prefeito.
Na última eleição, Laurinho foi eleito para o cargo ao receber 65,72% dos votos válidos, um total de 10.231 votos. O seu adversário Marcelino de Sousa Serafim (PT) perdeu com 34,28% nas urnas.
O deputado estadual, Gilbertinho, forte liderança no sertão, anunciou apoio ao seu projeto de reeleição. Nas eleições 2022 em Catolé, Gilbertinho obteve 1.236 votos, ficando em terceiro lugar. Além dele, o deputado federal, Murilo Galdino (Republicanos) e Senador Federal, Efraim Filho, podem aparecer no palanque do prefeito.
O vice Ricardo Maia, do PSDB, deve repetir a dobradinha para 2024. Na cidade, ele possui uma forte presença política, além de alianças importantes que podem beneficiar o atual gestor.
Como está a oposição
Do lado da oposição, muitos nomes estão sendo cogitados na disputa. Entre eles: Nagibe Vieira (PSD) – Empresário, e ex-candidato a 1° suplente da candidata ao senado Pollyana Dutra, nas eleições de 2022. Entre os oposicionistas, ele é o que vem aparecendo com maior destaque.
Marcelino (PT), candidato a prefeito nas eleições de 2020, também vem sendo cogitado na disputa. Com a vitória de Lula, seu nome ganha força e pode emplacar com chances de vitória.
Além destes, o ex-vereador Felipe Fonseca, o Felipão (PSB), aliado do deputado federal Gervásio Maia (PSB), ganhou notoriedade nas últimas semanas. Felipão já foi vereador duas vezes, entre os anos de 2009 e 2016. Em 2016, ele concorreu ao cargo de vice-prefeito ao lado de Lauro Maia. Além de parlamentar, o “Gordo” (como é chamado pelos amigos mais próximos) ainda ocupou diversas secretarias no executivo municipal, nas gestões dos ex-prefeitos Leomar Maia e Edvado Caetano. Segundo Felipe, ele já começou as articulações e os trabalhos com a base.
Outro nome que corre por fora é o de Ney Veículos. Ele passou do grupo de situação para oposição, e, na disputa, pode aparecer como pré-candidato a prefeito ou vice em alguma das chapas. Ele também é aliado do deputado Gervásio Maia.
Os nomes dos vereadores Bizu (PSB) e Popó Maia (PSDB) também são lembrados nos bastidores. Ambos possuem uma militância política significativa na cidade de Catolé do Rocha.
A briga pelo apoio de João Azevêdo
O apoio do governador João Azevedo (PSB) vem sendo disputado a unhas e dentes. Os dois lados de Catolé (situação e oposição) apoiam e votaram em João, leia-se os grupos liderados por Laurinho (prefeito) e Gervásio Maia (deputado federal).
Ao que indica, o grupo de oposição catoleense aparenta ser o favorito do chefe do executivo estadual. Os nomes oposicionistas costumam se encontrar com o governador, intermediados por Gervásio.
Os oposicionistas vem dando apoio ao projeto de gestão de João desde a campanha de 2018, que segue durante todo esse tempo. Em 2022, o governador ganhou com folga, tendo uma votação bastante expressiva na cidade.
Enquete Polêmica Paraíba
Recentemente, o Polêmica Paraíba promoveu uma enquete para saber do leitor em quem ele votaria para prefeito (a) de Catolé do Rocha, caso as eleições fossem hoje.
Após o encerramento da enquete, Nagibe Vieira recebeu 45,80% dos votos, Laurinho Maia ficou com 36,09%, e Popó Maia ficou com 9,13%. Confira aqui o resultado.