As eleições municipais de 2024 estão se aproximando. Nos bastidores da política paraibana já circulam vários nomes para candidatar-se ao cargo de prefeito (a) da cidade de Itabaiana, na Paraíba.
O atual prefeito Dr. Lúcio vai encerrar seu segundo mandato no próximo ano. Portanto, ele precisa o quanto antes escolher seu sucessor para disputa.
Vários pré-candidatos aparecem para sucedê-lo. A primeira da lista é a Secretaria de Saúde, Soraya Galdino, que até título de cidadã Itabaianense chegou a receber da Câmara Municipal, em festa com grandes nomes da política local. Porém, o seu nome não tem grande apelo popular dentro do município.
Além dela, o nome do médico e filho de Itabaiana Gildo Romero aparece na lista dos possíveis sucessores. Apesar de ser amigo de infância do atual prefeito, a princípio, teve o seu nome colocado em uma pesquisa realizada na cidade substituído o nome da secretaria Soraya. Contudo, pesa sobre ele, o fato de ter renunciado antes de tomar posse no cargo de vice-prefeito eleito na chapa da ex-prefeita Dona Dida (in memoriam).
Aliás, o atual vereador e presidente da Câmara Suélyo Rogério, se junta ao também vereador Ubiratan Correia que dizia ser pré-candidato a prefeito e começam a reivindicar a indicação por parte do prefeito Lúcio.
A chapa Suélyo e Ubiratan movimentou os bastidores políticos em Itabaiana e, recentemente, foram recebidos pelo deputado estadual Adriano Galdino, que por sinal é irmão de Soraya. Além dos vereadores, acompanhavam a comitiva a filha do vereador Ubiratan e Bruno Mélo, filho do prefeito Dr. Lúcio.
Durante a reunião, diversos temas de interesse de Itabaiana foram debatidos, mas com certeza o ponto central é a sucessão municipal, tendo em vista que a dupla Suélyo/Ubiratan não abrem mão da formação dessa chapa para a disputas nas próximas eleições municipais. Em 2024, Suélyo deve ingressar no PSB, enquanto Ubiratan pode se filiar ao Republicanos.
Por sua vez, o vice-prefeito Cláudio Neto aparenta ser a escolha de “segurança” do atual prefeito. É um nome que agrada muitos da região, como políticos e a população da cidade.
Como está a oposição
Pelo grupo de oposição, o nome mais cotado é o de Sinval, candidato do MDB. Ele é ex-vereador de João Pessoa, ex-vice-prefeito de Itabaiana e ex-candidato a prefeito da cidade na última eleição, quando obteve 6.447 votos (43,84%). O emedebista lidera a oposição em Itabaiana, como maior líder e herdeiro político de sua mãe, a ex-deputada Dona Dida, grande liderança de Itabaiana e do Vale do Paraíba.
Em declaração, ele destacou a história de dedicação e amor de Dona Dida ao povo de Itabaiana e do Vale do Paraiba. “Vamos juntos criar um clima político diferente em Itabaiana, congregando o legado e a história política de Dona Dida”.
Caso sua pré-candidatura se concretize, ele terá o apoio de Pedro Cunha Lima, Veneziano Vital do Rêgo (líder de seu partido), João Gonçalves e Mersinho Lucena. Todos eles foram apoiados por Sinval durante as eleições de 2022.
Outro nome que vem circulando nos bastidores é o da primeira-dama de São José dos Ramos, Amanda Melchiades. Seu marido, o prefeito Matheus Amorim tem forte influência na região, o que pode alavancar sua pré-candidatura.
No entanto, uma denúncia do Ministério Público da Paraíba arrisca frear suas pretensões políticas. O MPPB investiga possíveis fraudes na administração do município, por meio da operação ‘Dionísio’.
Segundo o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), à primeira-dama e então Secretária de Finanças do Município teria sido beneficiada com contratos na gestão municipal. Amanda seria dona da ‘Imperial Ruach Restaurante e Recepções”. A investigação pode abalar a confiança dos eleitores na primeira-dama e comprometer suas chances de sucesso na disputa pelo cargo de prefeita.
Pesquisa do Polêmica Paraíba
Recentemente, o Polêmica Paraíba promoveu uma enquete sobre a situação política do município. Na pesquisa, Sinval apareceu em primeiro com 36,61%.
Logo em seguida, o mais votado foi o vice-prefeito da cidade, Neto, que obteve 33,48% dos votos. Na terceira colocação esteve o vereador Suelyo com 16,29% dos votos. Confira aqui o resultado completo da pesquisa.
*Redação com informações do Blog do Carlão Mélo