ELEIÇÕES EM PATOS: Quatro nomes surgem como adversários para Nabor Wanderley, entretanto, alguém vai conseguir desbancar seu favoritismo em 2024?
Na Paraíba, termina uma eleição e no outro dia já começa a outra. A disputa de 2024 ainda está um pouco distante, mas as articulações dos partidos já começaram a ser traçadas. Nos bastidores, os nomes de alguns pré-candidatos surgem como possibilidade real para o pleito.
E por falar em eleições municipais, o cenário político de Patos já começa a se desenrolar. O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), é favorito para ganhar a eleição, onde segundo os bastidores ele está com a “faca e o queijo nas mãos”. O filho, o deputado federal Hugo Motta, foi o mais votado na Paraíba. A aliada Francisca Motta voltou à Assembleia Legislativa.
O principal concorrente na disputa é o ex-juiz Ramonilson Alves (PSDB), que ficou em segundo lugar na disputa de 2020. Em 2022, ele disputou uma vaga de deputado estadual e apoiou a candidatura de Pedro Cunha Lima. Ficou na quarta suplência com pouco mais de 9 mil votos.
Os outros candidatos previstos para 2024 são: Dr. Érico (Ex-Deputado estadual) ou a esposa dele Germana Wanderley (Ex-candidata a deputada estadual) e Lenildo Morais, do PT.
O petista teve uma curta experiência como prefeito da cidade, apenas três meses, o que não foi suficiente para expandir sua liderança e do PT, partido que tem sido mero coadjuvante do PMDB nas últimas eleições.
O PT até hoje não conseguiu eleger mais de um vereador, nas eleições em que conseguiu vaga. Elegeu Lenildo como vice de Francisca Motta, numa eleição em que Francisca já era por si favorita.
Dr. Érico, por sua vez, pode ser apoiado pelo grupo de Cicinho Lima, que foi candidato a deputado estadual e recebeu mais de 15 mil votos, ficando na suplência junto com a sua irmã, conhecida por Baronesa, grupo que vem se consolidando cada vez mais na política local.
Ademais, existe a possibilidade da união de todos os candidatos, em prol de uma oposição mais forte. Um nome que defende essa causa, é o ex-candidato a deputado federal Silvio Soares, que prega a junção para vencer as eleições. Ele pede também para que os indecisos se juntem em busca de um resultado positivo.
Hoje, Nabor deve chegar à reeleição com grande favoritismo. Sem falar que a boa relação com o vice, Jacob Souto, favorece. Além disso, os Republicanos elegeram oito deputados estaduais e três federais em 2022.