Blog Gutemberg Cardoso

ELEIÇÕES EM QUEIMADAS: Atual prefeito busca sucessor e oposição tenta emplacar nome na disputa; CONFIRA OS NOMES

Com a proximidade de 2024, já tem muita gente debatendo as próximas eleições municipais. Na cidade de Queimadas, no Agreste Paraibano, os eleitores irão às urnas para eleger um novo prefeito. O atual gestor, Carlinhos de Tião (PTB), foi reeleito em 2020 e por isso não poderá disputar o cargo novamente.

Nos bastidores da política local, alguns nomes circulam como possíveis sucessores de sua gestão. Entre eles, o mais provável é Ricardo Lucena, mais conhecido como ‘Minho’. Ele é sobrinho do prefeito e tem sido uma figura cada vez mais constante em agendas do atual gestor.

A Ex-secretária de Educação do município e atual diretora da Gerência Administrativa do Ligeiro, Delusia Barros é mais uma cotada para disputar a prefeitura municipal no próximo ano.

Rachel Castanha, conhecida na região como Deta, é a atual secretária de Educação de Queimadas, e também tem visto seu nome ser lembrado para a disputa.

No entanto, caso o prefeito não opte por nenhum desses nomes, a escolha de segurança seria a do atual vice-prefeito da cidade, Dr. Pedro Saulo. Ele é médico Clínico Geral, Cirurgião Geral e está em seu segundo mandato consecutivo. Na cidade, ele possui uma parcela de apoiadores para disputa.

Em geral, o prefeito Carlinhos tem se mostrado discreto quanto a disputa do próximo ano. Ao que aparenta, ele espera a definição do cenário político regional para anunciar oficialmente seu sucessor.

O pré-candidato escolhido contará com o apoio do governador João Azevêdo, do deputado federal Wilson Santiago e da maioria dos vereadores da Câmara Municipal.

Oposição

A oposição também está se articulando, embora que ainda seja de maneira tímida. Assim como no último pleito, Jacó Maciel, tem sido o mais cotado para desbancar o grupo de situação. Eleito prefeito de Queimadas em 2012, Jacó disputou o cargo em 2020 contra Carlinhos, mas foi derrotado.

Na época, ele conseguiu 38,84% dos votos válidos, enquanto o atual gestor se elegeu com 56,16%. A expectativa é que Jacó volte a disputar a eleição em 2024.

Inclusive, na última eleição, ele foi o mais votado pela cidade para ocupar um cargo na Câmara dos Deputados, com 9978 votos.

Ao seu lado, na campanha municipal do próximo ano, podem aparecer o deputado federal Dr Damião Feliciano, o ex-candidato a governador Pedro Cunha Lima e o deputado estadual Fábio Ramalho.

Outro nome que figura pela oposição é o de José Ricardo de Souza Rego, mais conhecido como Preá. Ele tentou se eleger em 2020, mas também foi derrotado. Sua candidatura também pode representar uma terceira via, uma vez que parte da população deseja mudança no cenário político local.