ELEIÇÕES EM SAPÉ: Prefeito almeja reeleição com apoio de João Azevêdo; oposição articula alianças e possíveis nomes já circulam nos bastidores
As eleições municipais de 2024 estão distantes, mas na Paraíba o cenário já começa a se desenhar na maioria dos municípios. Nas grandes cidades, a situação e oposição “batem boca”, trazem velhos conhecidos e articulam alianças nos bastidores.
Todavia, uma cidade que, de certa forma, aparece de maneira bem discreta neste sentido, é o município de Sapé, localizado na Mesorregião da Mata Paraibana.
Nos últimos meses, a política sapeense apareceu na mídia de forma negativa, envolvendo vereadores acusados de fraude à cota de gênero, segundo o TRE-PB. Isso foi o maior destaque político na cidade do abacaxi. Muito pouco se fala do pleito que se aproxima.
De maneira geral, as informações de Sapé são bastante verdes, com integrantes da classe política evitando falar diretamente sobre a eleição.
Apesar disso, alguns nomes já despontam e promovem encontros para definir o posicionamento na disputa. O prefeito é favorito, mas a oposição tem força na cidade.
O clima na “situação”
O atual prefeito, Major Sidnei, pode tentar a reeleição e, aparentemente, ele deseja passar mais 4 anos à frente da gestão municipal. Ele não fala sobre candidatura em 2024, mas nos bastidores, é forte os rumores de sua reeleição.
Recentemente, ele se filiou ao PSB, ganhando assim, o importante apoio do governador João Azevêdo. Ele também é muito próximo do senador Efraim Filho e dos deputados Gervásio Maia (federal) e Felipe Leitão (estadual). Grandes lideranças políticas do Estado.
Aliás, em 2022, o gestor saiu fortalecido, pois todos os candidatos apoiados por ele, para o Governo da Paraíba, para o Senado, além dos legislativos estadual e federal, saíram como majoritários no município.
Procurado pelo Blog, o secretário de Comunicação de Sapé, Genival Júnior ou Pompom, afirmou que ainda está cedo para falar de política, e que o foco no momento é o desenvolvimento da cidade. Apesar disso, ele tratou de deixar um recado para os simpatizantes: “O Major Sidnei foi eleito para administrar por 4 anos, mais se for da vontade do povo que ele continue eu acredito que ele vai sim para reeleição”, disse ele.
O cenário para reeleição do prefeito parece favorável, e não faltam indicadores para isso. Na última eleição, ele foi eleito com 49,37% dos votos, cerca de 13.352 votos no total. O seu principal concorrente foi Luizinho (PP), que obteve 10.867 dos eleitores.
A “oposição” tenta se articular
As lideranças de oposição esqueceram as divergências e sinalizaram apoio mútuo. Durante uma confraternização, o tom de harmonia era visível entre as principais lideranças oposicionistas sapeense. Destaque para a presença do ex-prefeito Roberto Feliciano, o ex-prefeitavel Luiz Limeira, o ex-candidato a deputado estadual Juscelino do Peixe e sua esposa a ex-vereadora Terezinha do Peixe, o ex-prefeito João da Utilar, o ex-vice-prefeito Edson Figueiredo e os vereadores Maíra e Abraão Junior, ex-presidente da Câmara Municipal.
Em postagem nas redes sociais o ex-secretário da gestão Feliciano, Eduardo da Barra, escreveu: “Noite de confraternização e junção de forças políticas sapeenses”. Um sinal de que a oposição pode estar trabalhando em uma frente ampla, analisando o melhor nome para encabeçar a chapa.
Entre os citados acima, o nome do ex-presidente Abraão Júnior aparece com mais força, uma vez que já comandou a Câmara Municipal e vem confrontando o Major Sidnei nos últimos anos. Ao seu lado, a vereadora Maíra Cunha e o vereador Wilson Cavalcante conduzem o lado oposicionista da Câmara. Ambos também aparecem como possíveis candidatos para o pleito.
Além destes, o ex-prefeito de Sapé Zé Feliciano é cogitado na boca do povo. No entanto, até agora, não revelou interesse claro na disputa.