Para continuar seu legado à frente do município, o prefeito escolheu o presidente da câmara municipal, Miranda Neto, com Adriana Nirinha, na condição de vice. Nirinha é esposa do atual gestor municipal de Cubati, José Ribeiro.
Em 2023, ela foi anunciada como o nome da oposição em Soledade. Porém, com a articulação do governador João Azevêdo (PSB) e do deputado estadual Wilson Filho (Republicanos), ela passou a fazer parte do grupo de situação do município.
No início de janeiro deste ano, Adriana anunciou sua filiação ao MDB. Agora, com a aliança firmada com o governador, ela revelou que migrará para o PSB.
Na oportunidade, o governador João Azevêdo destacou a importância da união de forças para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo prefeito Geraldo Moura no município.
“Soledade tem recebido importantes obras e políticas públicas, fruto da nossa parceria com o prefeito Geraldo e nossos aliados, permitindo a melhoria da qualidade de vida da população. Tenho certeza de que esse trabalho vai continuar porque o nosso agrupamento político está fortalecido e unido para garantir a construção de um município cada vez mais desenvolvido, com a geração de novas oportunidades de emprego e renda”, disse.
O prefeito Geraldo Moura celebrou o fortalecimento da aliança com o PSB. “Essa foi uma união consolidada com o aval do governador João Azevêdo, do presidente estadual do Progressistas, Enivaldo Ribeiro, e por várias lideranças que testemunharam a formação da chapa que concorrerá às eleições de 2024. Tenho certeza de que teremos uma extraordinária vitória”, comentou.
Ex-candidatos a vereadores e vereadoras que fizeram parte da oposição no pleito passado, aderiram ao grupo de situação. Entre eles, Reginaldo de Babá, Marcilio Marinheiro, Hélio de Marcílio, Graça de Neto, Zenaide e Alexandre do Cardeiro.
Oposição
Pela oposição, o nome anunciado é o do ex-prefeito Flávio Aureliano (Flavinho). Por meio das redes sociais, ele publicou um vídeo para declarar sua pré-candidatura e confirmar que pretende liderar a oposição na cidade.
Com o apoio de nomes importantes, entre eles Romero Júnior (vice-prefeito), Netinho Queiroz (vereador) e Luizinho do Peixe (ex-vereador), Flavinho promoveu um encontro neste mês de março, junto com o partido Republicanos, para oficializar sua candidatura e anunciar o seu vice, o ex-secretário de saúde Ivanilson Gouveia.
O presidente estadual do Republicanos, deputado Federal Hugo Motta, esteve presente juntamente com prefeitos da região; a exemplo da prefeita de Juazeirinho, Anna Virgínia Matias, que ganha força como liderança regional, e ainda os deputados estaduais Alexandre de Zezé e Jutay Meneses.
A militância da oposição está muito confiante no nome de Flavinho e aposta na sua boa performance demonstrada nas três vezes em que disputou a Prefeitura, sendo a primeira em 2012, quando recebeu 4.088 sufrágios, ficando em segundo lugar.
Já em 2013, em uma eleição suplementar acirrada, ele teve 4.306 votos, sendo eleito prefeito e administrando o município por 13 meses. Inclusive, na ocasião, seu adversário era o próprio Miranda Neto (pré-candidato atual da situação), que recebeu 3.975 sufrágios.
Por sua vez, em 2016, Flavinho foi lembrado por 3.903 eleitores e provocou um resultado apertado, com uma diferença de apenas 192 votos para Geraldo Moreira, que somou 4.096 eleitores nas urnas.
Sendo assim, já é claro que a disputa em Soledade começou, aguardando apenas o período eleitoral começar. Além do mais, é quase que certo que as eleições deste ano haverão apenas duas chapas: Miranda e Nirinha (situação) e Flavinho e Ivanilson (oposição). Os próximos meses serão decisivos e novas alianças partidárias poderão surgir.
*Redação com informações do portal Heleno Lima